Imagem

Lomografia

Você já ouviu falar em Lomografia? Lomografia é um termo derivado de LOMO (Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedinenie) para quem tira fotos com câmera de “baixa qualidade”, ou melhor, baixa fidelidade, ou melhor ainda, tranqueiras velhas que ninguém quer saber (fonte).

A Lomografia começou quando dois jovens vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a Lomo, uma câmera soviética super barata produzida na época da Guerra Fria. Tiraram dezenas de fotos e ficaram encantados com a cor, a luz e a qualidade das imagens, mostraram pra todo mundo e logo virou mania.
A lomografia consiste em fotografar ao acaso, sem pensar muito na foto, nem nas técnicas, e, muitas vezes, nem mesmo olhar pela objetiva. São fotografias do cotidiano, de espontaneidades, de momentos. As cameras lomo são câmeras baratas, de plástico, que talvez você encontre pegando poeira numa pocilga qualquer por aí (apesar de não ser uma regra), e são sempre, SEMPRE, de filme.
Eu descobri a Lomografia quando conheci a Diana Mini, e fiquei muito entusiasmado com o resultado das fotos que vi no site, e então fiquei afim de comprar uma pra mim! Acho que as fotos têm personalidade, contam histórias, e são atrativas pela exposição, cores, foco e coisas do tipo. Acho que são bastante inspiradoras! Fiquei empolgado!

A Lomografia começou quando dois jovens vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a Lomo, uma câmera soviética super barata produzida na época da Guerra Fria. Tiraram dezenas de fotos e ficaram encantados com a cor, a luz e a qualidade das imagens, mostraram pra todo mundo e logo virou mania.

A lomografia consiste em fotografar ao acaso, sem pensar muito na foto, nem nas técnicas, e, muitas vezes, nem mesmo olhar pela objetiva. São fotografias do cotidiano, de espontaneidades, de momentos. As cameras lomo são câmeras baratas, de plástico, que talvez você encontre pegando poeira numa pocilga qualquer por aí (apesar de não ser uma regra), e são sempre, SEMPRE, de filme.

Eu descobri a Lomografia quando conheci a Diana Mini (usada pra fazer a foto acima), e fiquei muito entusiasmado com o resultado das fotos que vi no site, e então fiquei afim de comprar uma pra mim! Acho que as fotos têm personalidade, contam histórias, e são atrativas pela exposição, cores, foco e coisas do tipo. Também têm um ar meio antiguinho, retrô, saudosista. Acho que são bastante inspiradoras! Fiquei empolgado!

UPDATE: Obaaaa! Chegou a minha Diana Mini! Agora preciso comprar filmes… hmmmm

2 comentários em “Lomografia

Comente

