Como cobrar seu trabalho

 

16312_700b

Não sei quem escreveu isso, vi no 9GAG, mas sei que é simplesmente perfeito!

O problema no mercado pros designers, pras agências e pros freelancers é que NINGUÉM dá o devido valor à essa profissão. A gente passa anos dentro de uma faculdade, faz cursos de aprimoramento, nunca pára de estudar e se atualizar e ainda assim esse tipo de trabalho não é valorizado. Por que?

Porque pensam que o trabalho do designer é “mexer em computador”, porque o sobrinho do cliente mexe no computador e pode fazer o nosso trabalho em troca de um ingresso pra assistir Avatar, enquanto NÓS, designers, cobramos um absurdo! Porque o cliente (e isso aconteceu aqui na agência) pára de enviar briefing e começa a enviar layout e fala pra você simplesmente “ajustar” o trabalho dele. Ah, então por que é que existem designers se os próprios clientes podem fazer o serviço?

Por isso mesmo que eu acho que essa frase aí em cima é mais do que correta, direta! Porque nosso trabalho NÃO É SIMPLES, não é rápido de executar, não se aprende de um dia para o outro, e dá um excelente resultado, muito melhor do que qualquer coisa que o sobrinho imaginaria fazer, porque a gente estuda e se dedica para fazer sempre certo. Eu sei que a frase pode se aplicar a qualquer trabalho (desde que seja bem feito) mas é que, como eu sou designer, só poderia exemplificar com o trabalho de design.

Então o jeito é brigar pra que o design receba o valor que merece, e possa ser cobrado o preço correto, e a gente pare de se prostituir pra não correr o risco de os ingressos pro Avatar acabarem de vez com o nosso trabalho.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s