Novas cédulas do Real

O Banco Central lançou as novas cédulas do Real, que foram modernizadas e reformuladas de modo a seguir o padrão internacional.

Acho que estão mais bonitas do que as cédulas atuais. Gostei, principalmente, da escolha da tipografia e do espaço em branco entre a “cabeçona” e a barra na lateral esquerda. Também achei bem interessante eles optarem por decorar o fundo das cédulas com grafismos que remetem ao habitat do bicho estampado no verso da cédula. Os bichos também foram redesenhados, não dá pra ver todos na divulgação, somente das cédulas de 50 Reais e 100 Reais, e estão bem bonitos, espero que os dos outros valores também estejam legais.

O fato de cada cédula ter seu próprio tamanho também me agrada, e acho que isso já devia ter sido feito na última reformulação, junto com as novas moedas, porque, se elas facilitavam o reconhecimento por deficientes visuais, então obviamente essas cédulas de tamanhos diferentes também irão facilitar. A cédula de 2 Reais vai ser 20 mm mais estreita e da mesma altura que a atual, e a cédula de 100 Reais será 10 mm mais larga e 5 mm mais alta que as cédulas atuais, mas eu iria gostar muito se ela fosse do tamanho do dinheiro de antigamente, que costumava ser bem grande e bonito (minha tia avó tem cédulas de várias décadas, e o dinheiro de antigamente era bem mais bonito que o atual!).

Num país que ganhou tanto destaque no exterior na última década e com uma moeda que está mais forte do que nunca, nada mais justo do que ganhar de presente uma nova família Real, que, para mim, reflete modernidade. Claro, também parece um pouco com o visual do Euro, então acho que o Real está mais do que pronto pra correr o mundo.

Comente

