Redesenho de marca: Editora Globo

A Editora Globo apresentou, durante o Mídia Master 2010, a sua nova marca e logotipo. As mudanças são bem claras: houve uma modernização na marca, com a adição do efeito metálico mas, principalmente, as faixas coloridas aonde ficavam antes as sombras criadas pelas “páginas” na antiga marca preta. Além disso, o logotipo recebeu um tratamento mais arrojado e a palavra Editora ganhou o mesmo peso que Globo.

Antiga marca da EG

Até aí tudo bem, quando li, pelo newsletter da Meio & Mensagem, escrito por Felipe Turlão, que:

“A ideia da nova identidade visual, segundo Gilberto Corazza, diretor de Mercado Anunciante, é trazer “movimento” para a marca, além de ressaltar questões ligadas à sustentabilidade.”

Me desculpem, mas eu não engulo essa. A Editora Globo responde pela maior fatia no segmento de publicações no país e possui mais de 7 milhões de leitores e 15 mihões de usuários únicos de sites (dados do próprio site da EG), e vem crescendo na produção de mídia digital e para novas plataformas como iPhone (iPad, claro) e Kindle. Redesenhar a marca para firmar essa posição de distribuidora de informação no meio digital e novas mídias, isso sim é que eu acho que representa a nova cara da Editora Globo! E, agora, a marca está bem mais adequada (eu acredito) à identidade visual das Organizações Globo, bem mais próxima à Rede Globo que, diga-se de passagem, fez um redesenho recente da marca e que eu achei muito boa, porque agora a “tela de TV” da marca é widescreen. Mas não me venha dizer que a nova marca possui movimento e ressalta questões de sustentabilidade!

Essa é a minha opinião, até que me provem o contrário.

Comente

