Inventoria: virou moda em São Paulo

De uns tempos pra cá eu tenho notado uma tendência em diversos estabelecimentos da cidade de São Paulo, uma peculiaridade nos nomes destes estabelecimentos. Aparentemente virou cult colocar o sufixo “eria” nos nomes dos restaurantes, lanchonetes, e coisas do tipo, ao ponto que se tornou uma coisa irritante pra mim.

Não vou levar em consideração a pastelaria, a chachaçaria, a sorveteria, ou a gelateria, esta que também se tornou tendência, mas não vem ao caso porque é somente a substituição do nome em português para o italiano. Casos à parte.

Todo mundo já está acostumado a chamar restaurante japonês de Temakeria, sem levar em consideração que, nem sempre (ou na maioria dos casos), o temaki é a especialidade da casa. Há o caso de chamar restaurante mexicano de Burriteria. Também pipocam pela cidade as Lancherias, que trazem consigo a moda das Hamburguerias, que talvez queiram se diferenciar em alguma coisa mas que, no final, dá tudo no mesmo. Pra mim, é tudo Lanchonete! A Lancheria vende cheeseburger da mesma maneira que a Hamburgueria vende hot-dogs… então é tudo a mesma coisa. E o que dizer de chegar ao ponto de chamar uma lanchonete de Sanduberia?

Essa não é a parte ruim. No desespero de tentar se diferenciar e se destacar de todas as maneiras possíveis no mercado, os donos de estabelecimentos podem chegar a extremos, como a Almoceria, ou até a ferir os sentimentos da Língua Portuguesa nomeando seus restaurantes como Almoçaria e Cozinharia, que, pelo amor de Deus, são a primeira e a terceira pessoas do futuro do pretérito do indicativo! Credo!

E, pra terminar, o caso que eu considero o pior e de mais mau gosto: dar ao restaurante o nome de Comedoria.

Eu faço um apelo aos donos de restaurantes, lanchonetes, bares e afins: busquem diferenciação investindo em pratos criativos e/ou inovadores, contratem profissionais para desenvolver ambientes agradáveis e convidativos, reinventem a cozinha mas, pelo amor de Deus, não reinventem o Português! Isso não é diferenciação e também não soa bem aos ouvidos.

Não é mentira. Procurem no Google. I think I’ve made my point.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s