Ônibus de dois andares

London DMS Fleetline and Routemaster
Dois ônibus típicos londrinos: um Routemaster (direita) e um Fleetline

O ônibus de dois andares, chamado double-decker, pelo simples fato de possuir dois andares (levels ou decks), é mais conhecido pelos grandes Routemaster vermelhos de Londres, mas é usado em diversos países.

Omnibus, introduzido em 1829 por George Shillibeer

O primeiro modelo surgiu em Londres, no ano de 1829, criado por George Shillibeer e se chamava omnibus. Como veio antes do motor, era puxado por cavalos (carruagem), possuia assentos para 22 passageiros e é considerado o “pai” do transporte público. O motor foi instituido em 1908, quando o omnibus, que possuía um único andar, deu lugar aos veículos com dois andares de assentos. No século passado, os ônibus de dois andares passaram por uma mudança de simples transporte público para transporte turístico, dando uma visão melhor da cidade para os passageiros curiosos. Populares, os ônibus double-decker se tornaram um ícone, referência direta à cidade de Londres, e até referência métrica, como, por exemplo: a baleia azul, que possui o comprimento aproximado de três ônibus.

Eu sempre adorei os double-decker (uma vez pintei um quadro com um deles), e gostei bastante do ônibus apresentado em maio deste ano, que irá fazer parte da frota de Londres em 2012. Inspirado nos (óbvios) Routemaster, eles possuem desenho arrojado, facilidade de embarque e desembarque e, principalmente, é ecologicamente correto.

Double-decker que entrará em circulação em 2012

Veja o vídeo de apresentação do novo transporte:

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