Green Patriot Poster

 

Em tempos de sustentabilidade e meio-ambiente, em meio a tantas e tantas campanhas e projetos, surge um que eu acho, digamos, um pouco mais interessante: Green Patriot Posters.

A inspiração dos caras foram pôsteres divulgados nos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial, incentivando os estadunidenses a mudar alguns de seus hábitos em prol da nação, que passava as dificuldades da guerra. Eles acreditam que deva ser feita, hoje, uma campanha similar, que incentive os cidadãos a mudarem novamente seus hábitos, desta vez em prol do meio ambiente e do planeta Terra.

No site você pode, além de ver excelentes trabalhos de design gráfico, participar enviando o seu próprio pôster.

Cara, eu achei a sacada do Green Patriot Posters genial! Claro que rola, a princípio, aquela idéia de que “lá vêm os americanos de novo dizerem que estão salvando a vida no planeta” e coisa e tal, mesmo porque a própria campanha se chama Green Patriot, e patriota é uma palavra que nos lembra (não negue) diretamente os americanos. (Aliás, eu não me incomodo de chamá-los de “americanos”, ao invés de “estadunidenses”… você se incomoda?) Mas, de qualquer maneira, esta primeira impressão passa rapidamente e fica uma dúvida ainda maior: por quê é que esta campanha está falando mais próximo com os americanos, ao invés de estar gritando na orelha do mundo inteiro?!

 

Livro Green Patriot Posters

 

Então o próximo passo é, na minha opinião, estender a campanha. Achei a idéia do Green Patriot Posters tão excelente que começou até a pipocar algumas idéias na minha cabeça. Quer dizer, acho interessante se inspirar em pôsteres americanos da 2ª Guerra, mas é preciso lembrar que existem pôsteres assim aqui no Brasil também, como existem os pôsteres russos, que são super referência, como existem os japoneses! Além do que, existe um milhão de possibilidades pra criar aqui e agora, e podem surgir idéias incríveis para designs de qualquer lugar!

Eu fiquei empolgado com Green Patriot Posters e vou trabalhar em alguma coisa. Afinal de contas, esta causa não é só americana, é de todos.

Ah, e tem o livro também.

UPDATE: Eu fiz sim um poster e enviei para o site do Green Patriot. Escolhi fazer o poster sobre energia eólica, que é, na minha opinião, um tipo de geração de energia que devia ser muito mais bem aproveitada do que é hoje, já que vento a gente tem pra todo lado e, além disso, usinas eólicas são baratas, limpas e geram uma grande quantidade de energia elétrica, que pode ser armazenada ou até mesmo usada em local próximo, como por exemplo uma fazenda, que poderia obter toda a sua energia elétrica do vento, com uma torre que trabalhasse somente para aquela fazenda, e coisa e tal. Enfim, aqui embaixo está a arte que eu enviei para o site:

Blowing in the Wind - meu poster para o GPP
Comente

