Exposição submarina de Jason deCaires Taylor

Evolucion Silenciosa de Jason deCaires Taylor

Eu achei a ideia do artista Jason deCaires Taylor simplesmente genial! Quer dizer, a gente sempre vê aquelas imagens de navios e aviões e coisas naufragadas e sempre acha tão lindo a iluminação submarina e uma quantidade de vida marinha proliferando sobre estes objetos e a natureza dando vida àquilo que foi, a primeiro momento, uma tragédia, e coisas do tipo, certo? Bom, então Jason deu a nós algo criado especificamente para isso!

Colocando estátuas de pessoas, em tamanho real, embaixo d’água, Jason perde o controle sobre suas peças, que ficam a mercê da interferência da natureza, e se tornam lar para a vida marinha. Dessa forma, a obra está em constante transformação, tornando-se quase viva! É uma maneira bastante criativa de arte colaborativa, se é que dá pra chamar assim.    🙂

La Jardinera de la Esperanza de Jason deCaires Taylor
La Jardinera de la Esperanza
Hombre en Llamas de Jason deCaires Taylor
Hombre en Llamas

São diversas peças diferentes e algumas com intenções óbvias de interação com os corais, como La Jardinera de la Esperanza, uma das mais bonitas, que possui diversos vasos pensados especificamente para que os corais crescam ali, e também a Hombre en Llamas, na qual os corais fazem as vezes do fogo que toma o corpo do homem. Nesta última, o resultado é bem diferente do que eu imagino que seria mais legal mas, com o passar do tempo e a ação da natureza, o tal homem ficou bastante deformado, com partes escurecidas e descascadas que lembrar mesmo uma pessoa queimada. Freaky!

Dá pra ver alguma coisa neste vídeo, apesar de que eu prefiro olhar as fotos, que estão melhores que a filmagem, com certeza:

As obras do escultor são tanto belas como perturbadoras e me passam a sensação de tranquilidade, na mesma intensidade em que elas me parecem um cemitério, cheio de pessoas perturbadas e que já não tem mais para onde ir, quero dizer, me despertam pensamentos completamente opostos! Lendo por aí descobri que uma das intenções de Jason é que suas esculturas sirvam realmente para a proliferação de corais, e que são feitas de material propício para isso, o que achei uma ideia bastante boa, ao invés de simplesmente jogar concreto embaixo d’água. Além disso, elas atraem os turistas, que dão um alívio pro recifes encontrados pela região.

Conscientização ambiental à parte, esta grande exposição submarina já é, por si só, incrível!

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s