Árvore Show

Fico um pouco indeciso sobre o que eu acho do Árvore Show, exposição a céu aberto que contou com 12 peças colocadas no caminho que leva do Parque do Povo ao Parque do Ibirapuera (e vice-versa, né).

O conceito é super válido: criar esculturas que lembram (muito, muito remotamente) uma árvore com um tema em comum, neste caso, a água, e usar a exposição como pretexto para gerar nos cidadãos um movimento de conscientização e preservação ambiental. Não tenho absolutamente nada contra isso, claro.

Mas a execução, eu acho, deixa a desejar. Pra mim, é como a Cow Parade: você tem idéias e peças super legais e outras que parecem ter sido feitas de última hora! É assim que me sinto. Claro que a arte é a expressão dos sentimentos do artista, mas eu, como designer, fico incomodado quando acho que o artista parece ter feito algo “de qualquer jeito”. Eu teria planejado. Teria feito um projeto (óbvio). Não estou dizendo que faria melhor, mas faria diferente.

Mais uma coisa: eu não sei se foi falta de atenção minha, mas eu praticamente só ouvi falar do Árvore Show agora que a exposição acabou! Quer dizer, eu sabia que elas estavam lá porque ficaram perto de onde eu moro e, em um mês, fica bem difícil não notar a presença das “árvores” na calçada mas, ainda assim, demorei pra perceber que essas peças misteriosas faziam todas parte de uma coisa só. O que eu quero dizer é que as pessoas fazem um barulho enorme desde que começam a planejar o Cow Parade e com o Árvore Show, tudo me pareceu ter sido feito pra surpreender a todos, então “não vamos avisar ninguém”!

Sinceramente, não gostei do Árvore Show. Achei muito “escondido”, achei que as árvores pareciam pirulitos gigantes, achei algumas peças um pouco “desleixadas”. Mas acredito que as coisas possam ser melhoradas.

Um comentário em “Árvore Show

Comente

