Piano futurista Schimmel Pegasus

Piano Schimmel Pegasus por Luigi Colani

Criado pelo famoso desenhista industrial Luigi Colani para a fabricante Schimmel, o piano Pegasus é, no mínimo, de cair o queixo. Colani é conhecido pela preferência às formas orgânicas sobre as tradicionais no desenvolvimento de seus designs, às quais chama de biodinâmica e que, claro, estão absolutamente presentes no desenho do Pegasus.

Piano Schimmel Pegasus Vertical por Luigi Colani
Pegasus Vertical

Eu acho que este piano é um dos intrumentos mais bonitos que já vi, típico do excêntrico alemão mas, sinceramente – e isso é uma opinião que tenho sobre a maioria dos projetos de Colani – gostaria de saber da sua funcionalidade. No conceito do Pegasus: forma e som devem ser harmônicos e o pianista deve se tornar parte integrante do piano e acho que, isto, o design dele cumpre muito bem. O instrumento também possui teclas anatômicas, com uma curvatura leve, que talvez facilitem quem as toque. Mas, mesmo assim, eu gostaria de saber se a forma orgânica do Pegasus influencia em seu som, se o amplifica, ou se somente serve como impacto visual, fantasia.

Eu acho que os trabalhos de Colani têm uma pegada forte do streamlining, principalmente no que se refere ao visual pois, a princípio, eu não vejo um motivo usual para tais formas, não enxergo funcionalidade. Isso é a minha opinião, e eu posso estar muito enganado. De qualquer forma, isso não muda o fato de que o Pegasus é lindo, a mistura do ébano com acrílico é fantástica, e é mais um clássico instantâneo do amante dos ovais, Luigi Colani.

4 comentários em “Piano futurista Schimmel Pegasus

    1. Não acho que seja desrespeito… Seria como dizer que os modelos mais malucos de guitarra são desrespeitosos também, o que não é o caso.
      Além do mais, se este design for funcional, então não vejo por que não fazê-lo.

      Curtir

      1. Concordo contigo, Flá… Se criássemos somente respeitando os designs clássicos nunca haveria inovação, e viveríamos sempre na mesmice… Ainda mais em se tratando de arte, que na minha opinião não deve ter nenhum tipo de restrição quanto à liberdade de expressão.

        Curtir

Comente

