Infográficos

Infográfico sobre minha insatisfação com os infográficos

Eu já estou de saco cheio deles. Infográficos são a ultima moda! Qualquer revista que você abra, qualquer site que você visite, encontra um infográfico. As pessoas estão criando infográficos pra qualquer tipo de informação que querem passar, seja ela relevante ou não: seja sobre a dominação mundial pela Apple, seja a migração em massa do entretenimento na TV pra internet, seja a relação dos monstros de filmes de terror, seja a quantidade de cerveja que um cidadão comum bebe, seja a maldita quantidade de merda que um bebê produz por semana, SEMPRE há um infográfico!

Não vou dizer que não gosto de infográficos, pois estaria mentindo. A minha sincera opinião é: o infográfico é uma das melhores criações no que se refere à transmissão de informação, pois têm a intenção de atrair visualmente, representar de forma dinâmica e facilitar o entendimento de coisas que, muitas vezes, são super chatas. Eu gosto deles, gosto mesmo. Só estou de saco cheio. Acontece o seguinte: quando os infográficos voltaram a ser uma novidade, as revistas de curiosidades começaram a usa-los com mais ênfase e as informações passaram a vir até nós de maneira mais criativa, as pessoas que os criavam tinham mais cuidado com ilustração, design, etc. e os trabalhos eram realmente interessantes, atraentes, e dava gosto de aprender com eles. Mas, como tudo que vira moda, a coisa foi se banalizando e passaram a surgir infográficos pra tudo, literalmente tudo! E, claro, a qualidade deles foi caindo. Ainda existem os infográficos bem feitos (os que vendem revistas de curiosidade), e algumas coisas bem criativas, mas também se tornou muito mais fácil encontrar coisa mal feita, e isso me incomoda. É como no boom dos vídeos virais, que renderam campanhas e mais campanhas frustradas de agências e clientes que achavam (e ainda acham) que dava pra criar um viral.

Eu não espero que os infográficos saiam de moda logo, mas quero, realmente, que as pessoas parem alguns segundos e avaliem se é realmente necessário criar infográfico pra qualquer coisa. Quero dizer, existe a possibilidade de passar informação de maneira diferente: através de um texto bem redigido, por exemplo; ou explorando formatos diferentes. Porque, na minha opinião, o infográfico se tornou o caminho mais fácil e, nem sempre, é o que dá melhor resultado.

p.s.: O infográfico que fiz para o post não tem nenhum dado real, eu não fiz nenhuma pesquisa, e só serve pra ilustrar meu texto, e nada mais. É completamente inútil, mas não deixa de ser um infográfico. Pense nisso.

Comente

