Eu gosto mas não gosto da câmera fotográfica da Lytro

Fotografia com Light Field

A Lytro vai lançar logo esta câmera que está chamando um bocado de atenção: a Light Field (ou, pelo menos, é como eu acho que ela chama). Ela deve revolucionar a indústria fotográfica, pois vai ser a primeira câmera a capturar todo o campo luminoso de uma foto. Diferente de uma câmera “comum”, em que o fotógrafo precisa focar em um ponto específico antes de disparar e cuja fonte de luz da imagem é definida pelo foco, a câmera da Lytro irá capturar toda a luz que viaja pelo ambiente, reunir toda a informação da luz e, depois que a foto for tirada, então o fotografo poderá ajustar o foco. A diferença, de acordo com a Lytro, é esta:

“Recording light fields requires an innovative, entirely new kind of sensor called a light field sensor. The light field sensor captures the color, intensity and vector direction of the rays of light. This directional information is completely lost with traditional camera sensors, which simply add up all the light rays and record them as a single amount of light.”

No site, eles explicam como funciona a tecnologia por trás da Light Field. O negócio, por enquanto, é entrar no site e ficar brincando de mudar o foco das fotos em tempo real.

Por que eu gosto desta câmera Light Field? Porque eu não sou fotógrafo e tenho um pouco de dificuldade em controlar o foco em situações em que tem amigos se mexendo, gato correndo, cachorro buscando a bola e tal. Além, disso, não sei fotografar de noite e, como esta câmera captura todo o campo luminoso da cena, também acho que vai facilitar muito fotografia com pouca luz. Então eu ficaria muito feliz com uma câmera dessa, porque poderia pensar em outros detalhes da foto, como composição e tal e me preocuparia depois com o foco (ainda mais eu, que gosto de fotografar com a lente bem aberta).

E parece que a Light Field foi criada mesmo para quem se ferra nesse tipo de situação. De acordo com o inventor da câmera e CEO da Lytro, Ren Ng:

“This journey started for me eight years ago when I was in the PhD program at Stanford University. I loved photography then as I do now, but I was frustrated and puzzled by the apparent limitations of cameras. For example, I remember trying to take photos of Mei-Ahn, the five-year-old daughter of a close friend, but because she was so full of life, it was nearly impossible to capture the fleeting moments of her smile or perfectly focus the light in her eyes.”

Então a Light Field parece uma boa câmera para quem não tem conhecimento técnico de fotografia. Então…

Por que eu não gosto da câmera da Lytro? Porque eu sei que boa fotografia requer muito estudo, empenho e prática. Como qualquer outra coisa. É claro que é maravilhoso poder alterar o foco da foto depois de ela feita, ficar experimentando e tudo o mais, mas ainda assim é muito limitado. Não é essa tecnologia que vai fazer de mim um Fotógrafo! Na verdade ela vai mascarar uma dificuldade que eu tenho. Da mesma maneira que um sobrinho que “mexe no Corel” não vai ser Designer (essa eu levei pro lado pessoal), da mesma maneira que uma Gibson não faz de você guitarrista, autotune não faz de você cantor e da mesma maneira que uma lipoaspiração não faz de você magra! Deu pra sacar? Então eu tomo as dores dos Fotógrafos. Porque, eu repito, tudo requer estudo, empenho e prática.

Resumindo, é difícil decidir se eu gosto ou não gosto da Light Field, porque é uma tecnologia incrível, mas ainda acho que é um disfarce para a falta de conhecimento, pois quem tem o “olho” para a fotografia, não tem necessidade de uma câmera como essa. Mas esta é só a minha opinião, claro.

2 comentários em “Eu gosto mas não gosto da câmera fotográfica da Lytro

Comente

