Que vergonha do “design”!

Como se já não bastasse o mercado estar saturado de so-called designers e webdesigners (leia micreiro) que brincam com Corel Draw e ganham a vida fazendo loguinhos, sitezinhos e flyerzinhos, hoje eu vi no Diário do Comércio uma matéria sobre um site, um tal de Designbee e olha só a manchete: Feras do design ao seu dispor. Porra, a primeiro momento eu pensei “nossa, deve ser um Behance brasileiro”, nem li a matéria e já fui conferir do que se tratava o site. E a vergonha que eu senti quando bati o olho naquele negócio! É um mercado de pulgas de loguinhossitezinhos e flyerzinhos, tudo a preço de banana!

Não bastando o design no Brasil estar infestado de “profissionais” completamente desqualificados, agora eles têm apoio! A marginalização é oficial, galera! Quer uma marca? Pra que pagar seu sobrinho pra fazer uma pra você? Entra lá no Designbee que tem uma pancada de sobrinhos esperando pra fazer centenas de opções de marcas pra você! Briefing, pra quê?! Qualidade, pra quê?! Pior é que eles ainda colocam no site (que é feio pra caramba) um monte de exemplos, pro cliente ficar animadão em fazer um trabalho com eles. É um trabalho mais desgraçado que o outro! Feras do design, aonde?

Eu estou com vergonha do que vi naquele site, porque sei que os micreiros estão à todo vapor criando loguinhossitezinhos e flyerzinhos porque tem abertura pra eles no mercado. É a mesma coisa que você ir fazer uma cirurgia com um cara que não é cirurgião! Design requer muito estudo, teórico e prático. Também precisa de uma boa dose de sensatez e bom gosto, coisa que eu não vi por lá. Enquanto, aqui no Brasil, não existir conhecimento sobre o que é design (PROJETO, e não efeitinhos aqua), terão 90% das pessoas ainda procurando micreiros pra fazer loguinhossitezinhos e flyerzinhos. E o pior de tudo é que, como eles cobram uma pechincha, fica difícil pra um designer (leia profissional formado, qualificado) cobrar o preço justo por um trabalho realmente bem feito, com estudo, planejamento, seguindo uma metodologia, e tudo o que é necessário em um projeto de verdade!

p.s.: Olha só, não bastando ser a ralé, o fulano ainda tem a cara-de-pau de copiar o ícone da Network do Mac OS X pra colocar no loguinho dele. Eca!

Anúncios

2 comentários em “Que vergonha do “design”!

  1. É de dar desgosto mesmo.
    Como no Brasil não se dá valor à arte (veja que educação artística não é matéria obrigatória em nenhum ano das escolas; que eu me lembro, eu mesma tive só na 5a série e no 2o ano…), então acaba aparecendo gente que não sabe nem procura saber nada de estética, aprende a mexer no corel, faz um trabalho mal feito, super carregado, e outras pessoas que também não entendem muito compram isso por um precinho de banana. E quem estuda e tenta vender seu serviço por um preço justo às vezes acaba tendo de aceitar um salário menor do que o merecido.
    Acho que a base do problema está na cultura mesmo, é preciso valorizar a arte e a importância do estudo de desenho e projeto como requisito para a produção gráfica e visual.

    Curtir

    1. É isso mesmo: além da necessidade de desenvolver, no Brasil, o conhecimento sobre o design, também é necessário que a formação em curso superior seja reconhecida, o que ainda não é realidade.
      Obrigado pelo comentário.

      Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s