Fotografias incríveis de… TVs desligando!

O título deste post já explica tudo. As fotografias de Stephan Tillmans, que ganharam uma exposição chamada Leuchtpunktordnungen, mostram a tela de velhas TVs de tubo desligando, e só mas, ainda assim, são incríveis!

Incríveis porque transformam em arte um pequeno detalhe do nosso dia-a-dia que ninguém ousou prestar atenção. Além disso, guardam em si memórias de tempos mais simples, que já se foram. Pode parecer saudosismo exagerado mas, pense bem, por mais que você possa ainda ter uma TV de tubo em casa, ela provavelmente é controlada digitalmente e se comporta de maneira muito previsível quando é desligada. Não é tão legal quanto as fotos de Tilmann.

 

“As fotografias abordam a diferença essencial entre abstração e concretização na fotografia ou, mais precisamente: a relação de referência externa e auto-referência. Eles mostram o colapso da imagem da televisão e, assim, o colapso da referência” – diz o fotógrafo.

Pra mim, já é um bocado de pretensão da parte dele. De qualquer maneira, Stephan foi inteligente ao capturar chiados de TV e transforma-los em grandes fotografias. Acho inspirador ver trabalhos como esse, que enxergam além do que nos é de costume. Vale a pena ver todas as fotos no portfolio do cara.

Anúncios

Um comentário em “Fotografias incríveis de… TVs desligando!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s