Chopper OCC pra quem usa cadeira de rodas

Que a Orange County Choppers fabrica motos incríveis (e algumas bem cafonas) não dá pra negar mas, choppers são choppers. O que eu quero dizer é que, por mais que sejam motos custom, todas se parecem pelo menos um pouquinho (mas eu gosto de todas!). Isso não é culpa da OCC não, afinal de contas, quadros, embreagens, motores e muitas outras peças são fabricadas em série e, claro, usa-las diminui muito o tempo de fabricação da moto.

Mas ontem eu estava assistindo American Chopper e o triciclo que eles fizeram (em 2009) realmente foge do usual: não porque é muito maluco e tal, mas porque seu design é diferente de tudo o que eu conheço sobre motos e de tudo que eu já tinha visto no programa. Era o triciclo feito para a Christopher and Dana Reeve Foundation, uma chopper projetada e desenvolvida especialmente para quem usa cadeira de rodas – e não somente uma adaptação.

Além de ser um projeto mais do que especial, o triciclo tem desenho agressivo e estilo de uma moto chopper de verdade! Bem que poderia estar pintada de preto, com umas chamas laranjas e uma caveira na traseira, ficaria badass! Na minha opinião, a peça mais genial da chopper é o guidão, pois ficou um mecanismo simples e bonito. A única coisa que me deixou um pouco de dúvida é sobre a segurança do piloto, pois não reparei se existem travas para segurar a cadeira e o motoqueiro, afinal de contas, em uma moto comum, o motoqueiro se segura com as pernas, o que não é possível com a cadeira de rodas.

De qualquer maneira, acho que este triciclo é uma das criações mais inteligentes e de mais bom gosto que já apareceu no American Chopper, serve como lição para designers automobilísticos e é a prova de que é possível transformar o mundo para facilitar a vida de quem está preso à uma cadeira de rodas – e quem possui outras deficiências também. Só é preciso rever conceitos e pensar novas soluções.

P.s.: mais tarde descobri que a moto da OCC não é a única feita pra usar com cadeira de rodas. Encontrei esta Conquest que, na minha opinião, é um monstro horroroso com um pedaço de moto adaptado na frente.

Comente

