Anúncio em jornal… com video.

No dia 3 de julho os assinantes d’O Estado de São Paulo receberam seu jornal de domingo com uma capa diferente. Eu só fiquei sabendo disso hoje porque, bem… não leio jornal. Enfim, o que chamou atenção na tal capa era um grande anúncio do Fiat Bravo, com video, que mostrava os cinco filmes da campanha do automóvel. Então os veículos de comunicação anunciaram “Primeira sobrecapa de jornal com video do Mundo”.

Eu digo: “Bleh, grande coisa!” Esse negócio de colocar video em anúncio já tinha sido feito em 2009 e os caras da Agência Click + Leo Burnett, criadores do anúncio, usaram exatamente a mesma fórmula! Não estou dizendo que a ação é ruim, longe disso – está muito bem feito e, além do que, deu o que falar, senão não estaria sendo comentada – mas o que eu critico é o fato de ser igualzinha à outra, da Pepsi e CBS. Então não me venha dizer que é o “primeiro do mundo” só porque veio em um jornal, e não em uma revista: se não inova*, não faz diferente, então não é o primeiro.

Mudando o assunto um pouco: a Volkswagen fez um anúncio com narração, na Índia.

*Serei justo: este anúncio tem uma porta micro USB para recarregar a bateria da tela LCD, o que eu acho que o anúncio de 2009 não tinha. Mesmo assim, isso não é inovação… a execução é exatamente a mesma.

Comente

