Dois stop motions simples e muito bons

Semana passada eu vi o video stop motion acima, feito com moedas. Os criadores – a dupla Rymdreglage, usaram um montão de moedas brilhantes sobre um pano preto para fazer a bela animação, fotografada quadro a quadro com uma câmera presa ao teto. Aí os comentários eram de que o video é fake, que é impossível fazer isso sem recursos digitais e o cacete e eu, correndo o risco de dar com a cara no chão, discordo de todo mundo e acredito que os caras fizeram a animação na raça mesmo! No tempo 1:38 do video, o radio marrom no topo se move, presta atenção… se esta imagem do pano preto fosse um still, o radio não se mexeria (provavelmente porque um dos caras esbarrou nele).

De qualquer maneira, é incrível a qualidade deste stop motion! Eu não acho que seja fake, temos que dar o crédito… claro que é super complicado de fazer, mas lembram deste stop motion abaixo feito com post-its? Deve ter sido tão complicado quanto o das moedas. E o processo de criar as imagens é o mesmo: nos dois casos, eles fizeram a animação no computador e a usaram como guia para criar o stop motion no chão e na parede, respectivamente.

Eu acho, sinceramente, que o problema está dentro das próprias pessoas. Hoje em dia estamos tão acostumados a efeitos especiais ultra realistas e a criar tudo com computadores que, no fundo, estamos predispostos a sermos descrentes quando um trabalho tão preciso e de tão boa qualidade aparece em nossa frente. As pessoas precisam se lembrar que, a até duas décadas atrás, ninguém tinha recurso eletrônico pra fazer este tipo de coisa (a não ser grandes estúdios) e que, até hoje em dia, existe gente com habilidade para isso. Nem tudo é fake… ainda dá pra fazer muita coisa à mão!

p.s.: eu corro um risco muito grande de estas animações serem mesmo feitas digitalmente e eu dar realmente com a cara no chão mas, quem se importa, né?

Comente

