Sapatos em espiral de Julian Hakes

[vimeo http://vimeo.com/15058134 w=490&h=367]
Sapato alto Mojito de Julian Hakes
Mockup

Eu não manjo nada de sapato, mas também sei que não vejo muita variedade por aí. E a cara que eu fiquei quando vi o Mojito, sapato criado pelo arquiteto Julian Hakes! O protótipo, lançado em 2009, tomou proporções gigantescas e a atenção de toda a imprensa relacionada à moda e design e, agora, vai estar disponível para compra.

O mais impressionante do Mojito é, na minha opinião, a simplicidade da ideia: todo o peso do corpo é distribuido, em um sapato de salto alto, entre o bico e o salto. O resto do sapato serve somente para ter forma de sapato, pois não dá sustentação, logo, a estrutura do Mojito é possível porque o próprio pé da moça (sua ossatura) cria uma “ponte” entre o bico e o salto, concluindo a forma do sapato. Sendo que o peso é distribuido entre o bico e o salto, então não há a necessidade de algo que sustente a sola do pé – elimina-se o supérfluo.

Sapato Mojito de Julian Hakes

Mulher vestindo o sapato Mojito de Julian HakesSeu design é um dos projetos mais interessantes que já vi: é simples, funcional, elegante e cada material usado possui uma função específica. Hakes deu forma à sua ideia enrolando papel vegetal em volta do pé, cobrindo-o com fita adesiva, desenhando por cima da fita e por fim recortando com um estilete o “sapato” que estava enrolado em seu pé.

“O desenho que isto [o processo descrito] produziu foi uma única geometria em espiral que começa na ponta do pé e sobe pela sola, então se desenrola por debaixo do salto antes de se enrolar novamente para dar o apoio para o salto e o calcanhar. Esta forma pareceu leve e aerada no pé. Então nós a chamamos de Mojito, pois era parecida com um espiral de casca de limão.”

Por mais estranho que este sapato pareça, acho que ele fica muito bonito no pé, quebra totalmente com os padrões de sapatos (cuja estrutura foi praticamente imutável a séculos) e inspira feminilidade, elegância e sofisticação.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s