Mega-post sobre Google Doodles: a história e muitas, muitas imagens!

Google Doodle de aniversário de 13 anos

Hoje é aniversário do Google e não podia faltar um doodle, que achei, na verdade, bem sem graça. Ele é bem bonitinho, isto sem dúvida, mas acho que eu esperava um pouco mais do Google pelo doodle que comemora seu aniversário. Depois do show de doodles incríveis que andaram aparecendo por aí, eu imaginei que o Google fosse comemorar seu níver com uma animação bacana, video, efeitos especiais e bastante HTML 5… mas tudo bem. Não tendo muito o que comentar sobre este doodle, achei que seria legal contar a história do Doodle*:

“A história do Doodle

Através dos anos, os doodles na página principal do Google têm deixado as buscas mais divertidas para seus usuários ao redor do mundo. Quando os doodles foram criados, ninguém imaginava quão populares e integrados eles se tornariam com a experiência de busca no Google. Hoje em dia, muitos usuários aguardam anciosamente pelo lançamento de cada novo doodle e alguns até os coleciona!

Doodles são conhecidos como mudanças decorativas que são feitas com o logo do Google para celebrar feriados, aniversários, e a vida de famosos artistas e cientistas. Seja o início da Primavera, o aniversário de Albert Einstein, ou o aniversário de 50 anos do conhecimento do DNA, a equipe de doodle nunca falha em encontrar os caminhos artísticos para celebrar estes eventos únicos.

Se divertir como o logotipo corporativo fazendo seu redesign de tempos em tempos é muito incomum a não ser no Google, e é parte de sua marca. Enquanto o doodle é primariamente um jeito divertido de a companhia reconhecer eventos e pessoas notáveis, também ilustra a personalidade criativa e inovatida da própria companhia.

De onde surgiu a ideia dos doodles?

Primeiro Google doodle
O primeiro doodle

O conceito do doodle nasceu em 1998, quando os fundadores do Google – Larry e Sergey – brincaram com o logo para indicar sua presença no festival Burning Man, no deserto de Nevada. Um bonequinho de palito foi colocado por detrás do segundo “o” do Google, como uma mensagem engraçadinha avisando que os dois estavam “fora do escritório”. Enquanto o primeiro doodle foi relativamente simples, a ideia de decorar o logo da empresa para celebrar eventos notáveis foi bem recebida pelos usuários.

Doodle para o dia da Bastilha
Dia da Bastílha

Em 2000, Larry e Sergey pediram para o então webmaster Dennis Hwang produzir um doodle para o Dia da Bastilha. Felizes com o resultado, Dennis foi nomeado chefe dos doodles e estes se tornaram, então, uma ocorrência regular na página principal do Google. No início, os doodles costumavam comemorar feriados mais abrangentes; hoje em dia, eles representam uma grande gama de eventos e aniversários, da abertura dos Jogos de Inverno ao pouso do Mars Rover.

Ao longo do tempo, a demanda dos doodles cresceu rapidamente nos E.U.A. e internacionalmente. Criar doodles é agora responsabilidade de uma equipe de talentosos designers. Para eles, criar doodles se tornou um esforço em equipe para dar mais vida à página principal do Google e trazer sorrisos para uma grande quantidade de usuários ao redor do mundo.”

Fim! Como a gente não tem acesso a todos os doodles, no Brasil deixamos de ver muita coisa bonita. Então, decidi colocar em seguida alguns dos meus doodles favoritos – que é uma tarefa quase impossível, escolhe-los. Continue lendo, para ver os doodles. Se você quiser ver todos os doodles, do mundo inteiro, é só entrar no Google.

Começo pelo do Dilbert que, em abril de 2002, ganhou a página principal do Google durante vários dias seguidos. Dali em diante, surgiram diversas “séries” de doodles, sendo que as mais chamativas são as que marcam Jogos Olímpicos e coisas desse tipo (não coloquei elas aqui):

Google Doodle para o Dilbert
Dilbert, de abril de 2002
Doodle do Halloween de 2009
205º aniversário de Hans Christian Andersen, em 2010
Halloween de 2010, com Scooby Doo

Acho que os doodles que acabam chamando mais atenção são aqueles que possuem animação, videos, ou interagem diretamente com o usuário. Facilmente se tornam os favoritos de muita gente, como o do aniversário de Julio Verne que, com certeza, é meu favorito; ou o do Freddie Mercury, ou o do Charles Chaplin, ou aquele genial do PacMan. Não esqueça de clicar nas imagens para interagir com os doodles:

183º aniversário de Julio Verne
Logo "Particle"
30º aniversário do PacMan, em 2010
100º aniversário de Lucille Ball
96º aniversário de Les Paul
65º aniversário de Freddie Mercury

Tem também uma porção de doodles que comemoram aniversários de personagens e seus criadores. Estes costumam ser feitos pelos próprios desenhistas e detentores dos direitos de tais personagens e, com certeza, dão um charme ao logo do Google, cada um com suas características distintas. Eu ainda aguardo, ansiosamente, por uma bela homenagem a Lewis Carroll:

150º aniversário de J.M. Barrie, criador de Peter Pan, em 2010
120º aniversário de Agatha Christie, em 2010
Aniversário de Elzie Crisler Segar, criador do Popeye, em 2009
94º aniversário de Will Eisner, em 2011
71º aniversário do Mágico de Oz, criado por L. Frank Baum
Aniversário da publicação de Pinocchio, de Carlo Collodi
20º aniversário de Wallace & Gromit, criados por Nick Park
390º aniversário de Jean de la Fontaine, em 2011
213º aniversário de Mary Shelley, autora de Frankenstein, em 2010

E, claro, como não poderia faltar, uma seleção de doodles que são verdadeiras obras de arte, relembrando diversas escolas de arte e design e em vários estilos, além de eventos científicos e outras cositas más. Estes são, definitivamente, os mais difíceis de escolher:

102º aniversário do arquiteto Roberto Burle Marx, em 2011
Comemoração do Dia de Muertos, de 2010
123º aniversário do poeta Fernando Pessoa, em 2011
250º aniversário do pintor Katsushika Hokusai, em 2010
Aniversário do compositor Tom Jobim, em 2011
112º aniversário do escritor argentino Jorge Luis Borges, em 2011
Comemoração do Dia do Trabalho, de 2010
110º aniversário de René Magritte, em 2008
150º aniversário de Alfons Mucha, ícone da arte Nouveau, e um dos meus favoritos
Aniversário do arquiteto japonês Isamu Noguchi, em 2009
Dia da Independência das Filipinas, de 2010
97º aniversário do pintor Jackson Pollock, em 2009
Festival de Foguetes da Tailândia, de 2010
116º aniversário do ilustrador Norman Rockwell, em 2010
125º aniversário de Tarsila do Amaral, de 2011
152º aniversário de Vincent van Gogh, de 2005
Aniversário do pintor e arquiteto italiano Giorgio Vasari, de 2011
Aniversário de Diego Velázquez, em 2008
125º aniversário do alemão Walter Gropius, fundador da escola Bauhaus, de 2008
NASA encontra água na lua, de 2009

*Texto traduzido do original do Google.

Anúncios

2 comentários em “Mega-post sobre Google Doodles: a história e muitas, muitas imagens!

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s