Age Maps e Family Tree, projetos belíssimos do fotógrafo Bobby Adams

Virtual Bodies, de Ali Alisir
Virtual Bodies

O fotógrafo Bobby Neel Adams é um dos poucos que ainda se mantém produzindo, profissionalmente, com o uso de filme e sem o auxílio do Photoshop – e consegue resultados fantásticos. A ideia de manipular fotografias e unir rostos e corpos de pessoas para torna-las uma única não é, exatamente, original – já foi feito diversas vezes e com resultados variados, inclusive, o fotógrafo Ali Alisir fez algo parecido com resultados de cair o queixo, em seu projeto Virtual Bodies, de 2009. Mas as grandes diferenças no trabalho de Bobby Adams são duas: o conceito, já que ele usa fotografias de familiares e de idades diferentes da mesma pessoa; e a técnica, já que ele fotografa com filme e manipula as imagens através de ampliação e recorte, ao invés de utilizar o computador. Mas, na real, neste tipo de fotografia, a técnica não é importante, mas sim as historias que elas contam.

Em Age Maps, o fotógrafo sobrepõe uma imagem recente de uma pessoa sobre uma foto antiga dela, e é demais ver que algumas pessoas simplesmente não mudam de cara! Quero dizer, óbvio que as características de cada um são evidentes, mas sabe quando você encontra alguém depois de muito tempo e diz “poxa, você não mudou nada”? É tão interessante quanto aquela febre que tivemos de pessoas que se fotografavam todos os dias, durante vários anos, por exemplo, este video, que foi o primeiro que eu vi.
Family Tree, de Bobby Adams
Já em Family Tree, a intenção do fotógrafo, ao sobrepor imagens de parentes próximos (pai/filho, mãe/filha, pai/filha e mãe/filho), foi evidenciar as características físicas, que herdamos pelo DNA. Se você “tem os olhos da sua mãe”, não é por acaso, e é este conceito que torna este projeto de Bobby Adams tão interessante. Além, é claro, de o fotógrafo enfatizar em seu site “NO PHOTOSHOP”, então temos que dar o crédito pelo trabalho manual e com resultado excelente.
Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s