Teddy Bag e School in a Bag – para estudar aonde quiser

Mochila funcional Teddy Bag

Este é o terror das crianças! Pelo menos, das que são como eu fui, não muito chegados em estudar (preferia videogame), mas, ainda assim, a Teddy Bag é um design bastante interessante. Criada por François Verez e Ane Eguiguren, ela é um dos designs finalistas do INDEX: Design Challenge, concurso de design bienal cuja proposta é enfrentar problemas de educação em países emergentes e melhorar o mundo futuro através do design (e não é pra isso mesmo que estamos aqui?). A Teddy Bag é feita toda de papelão, sendo leve e forte o bastante para uma criança, além de ser material barato, facilitando a produção em locais com menos recursos financeiros. Tudo o que a criança precisa fazer é abrir a mochila e transforma-la em uma mesa de estudos.

“Nós quisemos fazer algo moralmente e emocionalmente recompensador, ao invés de algo técnico. Começamos pensando por quê as crianças querem ir à escola e como elas podem ter prazer em fazê-lo. Decidimos criar um objeto útil e que, ao mesmo tempo, tivesse uma ligação emocional com a criança. Nós criamos um objeto que permite à criança estudar em qualquer lugar e que é seu parceiro na educação.”

Mochila funcional Teddy Bag fechadaNa minha opinião, a Teddy Bag tem suas qualidades e seus defeitos. A ideia é excelente, e o conceito de criar laços emocionais com a criança também é muito bom. Ela é feita com material barato e de fácil produção e (assim espero) montagem, ou seja, é acessível. Ela é completamente funcional, mas não é nem um pouco bonita (nem pintada de azul), mas pode ser o ponto de partida para um design mais bem desenvolvido e estético. Eu acho que, se for desenvolvida uma mochila com uma forma mais agradável, com cores diversas ou até imitando um ursinho (para fazer jus ao nome), fica mais interessante para a criança e pode até ser que ela crie mesmo algum vínculo. Este assunto de estética leva a um outro design, também enviado para o INDEX, tem a mesma proposta e é bem mais bonito, mas que usa materiais mais caros e é preciso uma fábrica para produzir e, como o concurso é feito voltado para a melhoria da educação em países emergentes – e que tem orçamento reduzido – perde em acessibilidade para a Teddy Bag.

Mochila funcional School in a Bag

Mochila funcional School in a Bag abertaÉ a School in a Bag, criada por Eunggyu Lee, inspirada no kit School in a Box, da UNICEF. Esta proposta, no geral, é até mais interessante do que a Teddy Bag por alguns motivos: é de material melhor e mais durável (apesar de mais caro); é muito mais bonita e tem uma cara mais infantil que deve agradar às crianças; um dos pés da mesinha (que é transformada da mochila) é o próprio estojo, mas é neste ponto que entra o que eu acho uma dificuldade. De acordo com o conceito de Lee, nos países mais pobres, às vezes as crianças são impedidas de ir para a escola por ter que, por exemplo, andar uma enorme distância somente para buscar água para a família. Mochila funcional School in a Bag montadaSendo que os três outros pés da mesinha são, na verdade, garrafas para armazenar água, a solução se torna interessante porque a criança pode ir para a escola e trazer, de lá, a água para a família, porém, em um lugar em que a água é escassa e, consequentemente, está em mãos de alguém poderoso, é necessária contribuição do governo e aí entram diversos problemas políticos. Casos como este dificultam a vida da School in a Bag… noutros casos, a ideia é excelente pois, aonde as garrafinhas perdem a utilidade inicial (se não há necessidade de transportar água para casa), podem ser usadas para levar o lanche, material escolar e por aí vai.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s