Dá pra ser diferente: do bem

Embalagens de suco do bem

Embalagens de suco do bem

A primeira vez que eu comprei um suco do bem foi, obviamente, por causa da caixinha… todas as outras, confesso, também. Não sei se meu paladar é tranqueira mas, me desculpe, pra mim, os sucos têm todos o mesmo gosto. Pelo menos os sucos do bem são feitos com a fruta purinha, inteirinha e sem nenhum conservante, então estes se tornam outros motivos pra eu comprar do bem ao invés dos concorrentes. Mas não se deixe enganar, eu comprei só por causa da embalagem!

Barril de suco do bem
Ação da do bem na praia

Mas acabei virando fã da marca, quando o assunto é criatividade – porque ela é a prova de que dá, sim, para ser diferente e, ainda por cima, ter sucesso: os caras cresceram em cima de mídia espontânea, tendo contato bem mais de perto com os consumidores, o que é arriscado, levando em consideração que você fica dependente de as pessoas quererem falar (como eu) e ouvir sobre a sua marca – que se tornou uma bela sacada para conquistar lealdade, porque você já começa tendo clientes que gostam da marca. Não só no posicionamento, a do bem também expressa uma mentalidade diferente em toda a comunicação, que é:

“Tratar você como tratamos nossos amigos e parentes. Menos empresa e mais família. Exatamente isso: uma família. Sem e-mails automáticos, sem vozes digitalizadas no telefone, nem respostas prontas. Porque sentimos que nosso mundo está precisando disso. Afeto e transparência. Ciência a serviço do natural. Mais respeito à natureza e ao ser humano.”

Embalagens innocent e do bem
As embalagens são quase iguais

Além de tudo isso, o mais importante: a embalagem. Ela é o primeiro contato que você tem com a marca, e é na diferenciação que você encontra o produto na prateleira… nisto, acredito que a do bem acertou em cheio! Não sei quem são os responsáveis pelo design gráfico das caixinhas, mas gosto do resultado… claro que o design (e o logotipo em caixa baixa) se parece com a inglesa innocent (no mercado desde 2002 e cujo posicionamento é bem semelhante) mas é mais divertido e também é pioneiro no Brasil. Aliás, “divertido” é a palavra que eu acho que melhor define o design gráfico das caixinhas da do bem porque, além de super coloridas, ainda conversam com o consumidor de maneira gostosa e desencanada, substituindo frases como “Fure aqui” por “vai com tudo!” e “Agite antes de beber” por “agite, eles não gostam de ficar separados – assim como batman e robin”, além de sacadas como “[produto] feito por jovens cansados da mesmice”, as informações da empresa, historinhas e por aí vai, mantendo a característica divertida do produto e que, aliado a ilustrações moderninhas, rótulos sem exagero e o tipo Museo, merece até título de “marca conceito”. A embalagem provoca sorrisos e, com tanto bom humor, eu adorei a do bem!

Ah, putz, saca também os filmes que os caras da Hardcuore fizeram, a alguns anos, para a do bem:

Anúncios

4 comentários em “Dá pra ser diferente: do bem

  1. Plágio na cara dura. E essa história de não conter conservantes é mentira, tenho informações de dentro da Do Bem que isso é blasfêmia.

    Mais uma marca que age de má fé.

    Curtir

    1. Olha Victória… fica óbvio que as embalagens da do bem são (no mínimo) inspiradas nas embalagens da innocent – as duas marcas investem no minimalismo, nas cores, nos desenhos, na marca em caixa baixa, etc… mas não dá pra negar que, no mercado brasileiro, a do bem se destaca. Então, do ponto de vista do consumidor (principalmente público leigo e desconhecedor do design) ela acaba se tornando uma empresa inovadora, tanto no design da embalagem quanto no conceito.
      Agora, se é plágio ou “inspiração”, não cabe a mim julgar… pelo menos não agora.

      Curtir

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s