A bela arte de Stan Sakai

comix-experience-uy292Eu nunca fui fiel aos quadrinhos… li muita Turma da Mônica (como todo bom brasileiro) e até cheguei a desenhar qualquer coisinha na adolescência (na época que lia Star Wars e Spawn) mas, no fundo, nunca fui grande leitor de quadrinhos e continuo não sendo, mas tem uma saga em especial que eu admiro muito e sempre amei mas que, mesmo assim, ainda não consegui ler todos os livros – é Usagi Yojimbo, criado pelo quadrinista nipo-americano Stan Sakai em 1986.

Capa da Edição 200 de Usagi Yojimbo
Clique aqui para ver uma prévia do 200º número de Usagi

Usagi Yojimbo (Coelho Guarda-Costas) conta a estória do ronin Miyamoto Usagi, um coelho antropomórfico que sai em peregrinação conhecendo figuras carismáticas, arrumando encrencas e alguns trabalhinhos em troca de umas moedas e, claro, elevação espiritual. Situado no Japão feudal do início do século XVII, Usagi Yojimbo é perfeitamente temperado com estórias envolventes, cenários bem preenchidos e bonitos, e personagens divertidos, inspirados pelo folclore, literatura e cinema japoneses.

Usagi Yojimbo 130O que eu mais gosto nesta saga é o estilo, o jeitão do traço de Stan Sakai: é mais livre, mais solto e divertido, dando um ar mais lúdico e suave até mesmo para as cenas de mais violência. Eu também adoro o fato de o autor criar uma espécie de universo “alternativo”, um tal Japão cujos habitantes são animais diversos (apesar de eu me lembrar de um humano numa das estórias) e os bichos selvagens são umas espécies de dinossaurinhos muito fofos. O que eu acho engraçado é que, apesar de os personagens serem coelhos, gatos, rinocerontes e tal, eles ainda andam a cavalo e até têm uns cachorros de estimação! É engraçado porque, na estória, bichos são gente e alguns bichos são bichos. Também sou apaixonado pelo jeito que Sakai conta a estória de Usagi, de forma dinâmica, cheia de ação e aventura e, claro, pancadaria, tudo muito divertido. Usagi Yojimbo é uma das minhas estórias favoritas (e com isso quero dizer quadrinhos, livros, games, etc) e eu recomendo, sem sombra de dúvida.

usagi_image04A um tempo descobri – e esta é uma boa! – que a saga de Usagi (assim como outras estórias medievais de Sakai) é inspirada nos quadrinhos de Groo, o Errante, criação do espanhol Sergio Aragonés… aham, aquele da MAD. Além disso, entre julho e outubro deste ano (2011), o Japanese American National Museum de Los Angeles esteve com uma exposição entitulada Year of the Rabbit: Stan Sakai’s Usagi Yojimbo. Aí embaixo tem um video que foi produzido para a exibição:

Comente

