O pequeno (bem pequeno) mundo da fotografia

Doxorrubicina em metanol e ácido dimetilbenzeno sulfônico

Quando eu era mais novo, tinha um microscópio destes de criança, e eu adorava colocar qualquer tipo de coisa nele: papel, casca de cebola, açúcar, suco, pele, e por aí vai… quando ia pro laboratório do colégio, eu também ficava ansioso pra usar o microscópio. Sempre fui fascinado por poder ver aquilo que não posso a olho nu, sou um cara muito ligado às imagens e também muito curioso, e sei que aprendo melhor se posso enxergar aquilo de que estamos falando, por isto sempre adorei o microscópio – aliás, às vezes me pego olhando coisas pelo conta fios, só por diversão. Poder ver quão complexas são as estruturas nos faz lembrar que o mundo é uma parada muito mais cabeluda do que a gente imagina.

Granulito de Grafite

Aí entra a fotomicrografia. Fotomicrografia, se você não conhece, é a técnica de fotografar por meio de lentes com super poder de ampliação – não confunda com lentes macro. Uma maneira de conseguir isto é com um microscópio digital (equipamento especializado) ou simplesmente acoplar uma câmera fotográfica ao microscópio (muito mais legal). Eu imagino que fotomicrografia deva ser uma técnica bastante complicada,

Areia! Sim, areia!

não só pela dificuldade de capturar imagens de coisas minúsculas, mas pela quantidade de técnicas de iluminação e pigmentação que irão levar a resultados bem diferentes: de luz direta a fluorescência, isto é, não só é necessário um bom conhecimento de fotografia, como algum conhecimento de química – descobri que casca de cebola fica ótima com pigmento roxo.

Deformação de lâmina de polietileno

Small Worldé um forum/coleção incrível de fotomicrografia do mundo inteiro, e que você também pode participar. O site (de onde tirei as fotos do post) tem um leque imenso de fotos incríveis: de insetos a células a materiais sintéticos. Algumas imagens são bem científicas, de microorganismos e células e tal, outras são verdadeiras obras de arte!

Arsenieto de gálio

Um único porém que caga toda a mágica da fotomicrografia no Small World é que as imagens são pequenas! Caramba, a essência da técnica é fotografar os detalhes e a gente nem pode vê-los direito no site!

Eu não sou o tipo de pessoa que experimenta muito com fotografia, mas adoraria roubar a 40D do meu irmão e arrumar um microscópio para sair fotografando coisas interessantes, e coisas que eu gosto. Eu fotografaria uma impressão off-set, Coca-Cola, balinhas Skittles, óleo de motor, uma palheta e um pedacinho de hamburger… seria legal.  =)

Comente

