Ilustradores reinventam a Turma da Mônica

Ilustração para MSP 50 por Tiago Souza Lacerda

Sexta-feira passada eu estava na livraria dando uma olhada na sessão de quadrinhos e, atrás de mim, ouvi dois caras conversando e falando “que demais” e “quanto estilo” e “olha este Cebolinha” e foi esta última frase que me chamou a atenção. Olhei meio de canto e vi um dos caras com um livro amarelo na mão… esperei eles irem embora e fui lá ver que raio de livro era aquele. Qual a minha surpresa!

Era o último volume de uma trilogia, iniciada em 2009 e editada por Sidney Gusman, com o nome de MSP Novos 50 – Mauricio de Sousa por 50 Novos Artistas. Para quem está acostumado ao traço característico da Turma da Mônica, é quase uma overdose de informações folhear as páginas permeadas de artes incríveis da turminha imaginada por diferentes ilustradores, cada um com seu estilo e seu traço. Eu cresci (como muitos de vocês) com um gibi da Turma nas mãos, então é uma delícia ver os personagens pelos olhos de outros artistas, com uma proposta mais gráfica e até menos “comercial”. Tem tanta coisa excelente que foi impossível escolher poucos, então fiquei preguiçoso e criei uma galeria com alguns dos que mais gostei:

MSP 50 (com “+50” e “Novos 50”) é mais do que uma homenagem à carreira de Mauricio e aos personagens mais importantes dos quadrinhos nacionais, mas uma porta de entrada do leitor menos engajado ao mundo dos artistas underground (excluindo Ziraldo, Angeli, Laerte…) notáveis pelo inegável talento, estilo e (nem em todos os casos) roteiros.

Mudando de assunto, nunca me interessei pela Turma da Mônica Jovem, por dois motivos: primeiro, cresci lendo a Turma original e faz tempo que não leio mais, segundo porque nunca gostei de mangá. Mas ano que vem a Mauricio de Sousa Produções vai lançar uma nova linha, a de graphic novels, com a produção de quatro álbuns, caracterizados pelo traço de cada ilustrador e que promete trazer de volta meu interesse pela Turma da Mônica.

Comente

