Dollar Note, que incrível conceito de arte!

Instalação Dollar Note de Robert Gligorov

Que grande sacada o nome desta peça, Dollar Note, uma boa brincadeira entre o canto do rolieiro (dollarbird, em inglês) e as notas do piano. Criada por Robert Gligorov, a peça funciona com a vontade dos passarinhos que, empoleirados, fazem tocar as teclas do piano. Eu costumo virar a cara quando usam animais em instalações, mas tenho imenso respeito pela arte e pela intenção do artista e, como neste caso, não há nenhuma ameaça aos rolieiros, então me agrada muito o conceito da transformação do som dos bichinhos.

Instalação Dollar Note de Robert GligorovVocê pode achar que estou procurando pêlo em ovo (a interpretação da arte é pessoal), mas eu vejo em Dollar Note uma artificialização da natureza, já que o próprio pássaro é responsável por criar sons com o piano, excluindo a necessidade de cantar. A comparação que vou fazer parece ridícula, mas desta artificialização pode ser estabelecido um paralelo com o uso excessivo do auto tune na música pop, que elimina a necessidade de o artista aprender a cantar, já que o computador vai transformar sua voz.

“Artificialização” vai me levar a um assunto no qual eu pretendo entrar mais tarde.

Comente

