Papéis recortados de Calvin Nicholls

Escultura de Calvin Nicholls

O designer canadense Calvin Nicholls costumava praticar a escultura de papel nos intervalos de seu trabalho, até que passou a adotar a escultura na propaganda, posterioremente se dedicando mais à arte, chegando aonde está agora. Escultura de Calvin NichollsNicholls faz incríveis esculturas com papel recortado, vincado, dobrado e colado, dando forma às mais diversas criaturas, volume e a ilusão de tridimensionalidade.

O designer conta que se envolveu mais com as esculturas quando decidiu reproduzir lembranças e momentos de suas viagens e aventuras e, com muita paciência e esmero, construiu os animais que havia visto no caminho. Tanto quanto eternizar suas próprias experiências, Nicholls conta também que adora ouvir as histórias de seus clientes e tentar, da melhor maneira possível, captar e reproduzir o momento no papel.

Escultura de Calvin NichollsÉ impressionante a perfeição das figuras, principalmente porque Nicholls não tenta esconder as separações das formas que ele definiu para criar as suas obras – quero dizer, nota-se claramente os recortes feitos para criar a cabeça de um pássaro, por exemplo – e isto é grande parte do estilo das peças.

Mas, visitando o site do cara, o que eu mais gostei, realmente (e claro, eu sempre adoro isto), é que Nicholls escreve o processo de criação das esculturas. Eu adoro conhecer como um designer ou artista desenvolve seu trabalho, então decidi traduzir, abaixo. O mais legal é que o designer até dá umas dicas de como trabalhar com o papel:

Desenho do modelo:

O desenho final se torna o modelo para todas as peças que serão cortadas.

Montagem das peças para a forma do corpo:

Pedaços individuais são traçados dos detalhes do desenho e então transferidos para o papel usado na escultura. São feitos cortes com bisturi e estilete sobre uma base para corte. Você pode usar uma tesoura, se cortar bem devagar e com movimentos bastante suaves. Use uma quantidade bem pequena de cola em um palito de dentes – muita cola vai enrugar o papel. Junte os pedaços, começando pela ponta da cauda e indo para cima. A forma do corpo, em que todos os pedaços estão unidos, normalmente é feito de papel mais pesado, para aumentar a força.

Corte múltiplas peças:

Quando cortar partes pequenas, faça-o em longas tiras com um pedaço de papel unindo-as. Assim fica mais fácil segurar as peças quando estiver adicionando textura ou vincando os miolos. Vincos e dobras podem ser feitos com o lado de trás da tesoura, uma faca de pão, o cabo de uma colher ou, muito cuidadosamente, com a ponta de um compasso (dica do blog: eu prefiro vincar com um clip de papel bem preso às costas de um lápis). Eu gosto de suavizar as bordas ásperas que o estilete ou tesoura deixam, antes de colar os pedaços no modelo – fica mais bonito. Mas hey, divirta-se desenvolvendo seu próprio estilo – apenas divirta-se!

Beija-flor com tonalidades de cor:

Aqui está o pássaro e a madressilva finalizados e montados na moldura. Você pode fazer a base que quiser usando o corte de uma aba de caixa de papelão ondulado e ter a cor que quiser, adicione um papel branco ou colorido por cima. Pronto, uma janela colorida de onde sua arte pode “saltar”. Faça o fundo da mesma maneira. Consiga uma boa iluminação e faça uma foto dramática para capturar todas as formas e sombras.

Fim.

Agora, mudando de assunto, no meio de 2007 eu fiz algumas visitas ao estúdio do Carlo Giovani (que todos nós conhecemos), para aprender um pouco mais sobre papel. Na época eu estava fazendo meu TCC de Design e eu e minha parceira tínhamos projetado cenários e personagens feitos de papel. O Carlo foi super legal com a gente e deu várias dicas de como escolher o melhor papel, saber o lado correto para dobrar, como fazer bons vincos, curvas, cortes e um monte de coisas mais.

Infelizmente (ou talvez, graças a Deus) meu TCC não teve nada feito com papel, e tomou um rumo diferente. Mesmo assim, foi uma boa experiência, eu ainda uso o bisturi que comprei na época e, quem sabe, posso experimentar criar alguma coisa… eu fiz um bonito trabalho com recorte em novembro, posso fazer algo novo em breve.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s