O corpo encontra a paisagem

 

Mimesis (A Natureza Produz Semelhanças) é uma série de fotografias em preto e branco criadas entre 1972-1973 por Barbara e Michael Leisgen. Nelas, o corpo de Barbara se funde às linhas da paisagem, como se ela pudesse influenciar nas formas das montanhas e terrenos.

“Na década de 1970, os primeiros trabalhos de Barbara e Michael Leisgen vieram como contraponto à fotografia conceitual. […] A gravação de uma marca natural, a pesquisa do corpo como tema e experiências com arte de Solo. A silhueta de Barbara é definida, e deixa seu rastro fugaz em paisagens. […] Não é meramente a imitação da natureza através dos gestos.” – Frédéric Maufras

De certa forma, as fotografias dão uma espécie de poder transformador à Barbara, como se ela fosse imperiosa e maior do que o Mundo, controladora dos desenhos da natureza – a paisagem a torna infinita. Pode parecer poético demais, mas não é esta a intenção? Ao meu ver, Barbara e Michael Leisgen parecem os precursores das famosas fotos de gente segurando ou engolindo o sol – com a diferença que estes últimos têm um péssimo gosto (sem generalizar).

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s