Em que andaram pensando?! Não acho os anúncios do Mentos uma boa ideia…

Anúncio Mentos Marbles Sour Cabeça 3

Mentos Marbles Sour Revólver

A primeira coisa que chama atenção nos anúncios do Mentos Marbles Sour, criados pela Ogilvy & Mather são, claro, as ilustrações e esculturas, bastante detalhadas e caricaturizadas mas aí, olhando bem, dá pra ver que não são caricaturas de pessoas fazendo careta, apenas… mas sim sofrendo torturas horríveis!

E é aí que eu penso se esta foi mesmo uma boa ideia… porque tudo bem, é uma metáfora sobre quão azedo é o tal Mentos e intensifica a ideia do sabor, mas acho exagerado e até um pouco insensível da parte da criação esta relação com tortura e, principalmente, suicídio.

Mentos Marbles Sour Cianeto

Anúncio Mentos Marbles Sour Cabeça 1Na minha sincera opinião, ideia é ideia, então eu acho válido que usem imagens chocantes e exageradas em anúncios – principalmente neste caso, em que está caricaturada – mas sem sombra de dúvida alguém (e não serão poucos) vai se sentir ofendido.

Além disso, eu também acho que a relação entre acidez e tortura/morte também não é agradável do ponto de vista do consumidor. Eu nunca comprei chicletes “Puá” porque não ia com a cara da embalagem – que tinha um garoto fazendo a maior careta. Talvez eu estivesse perdendo muito, mas pense quão mais impactante é ver que uma bala é tão azeda que é como enfiar pregos nas costas, ou que vai te fazer querer se matar!

Eu adoro coisas azedas! Balas, frutas, limão, etc… então eu não gostaria de ver produtos que eu gosto de consumir relacionados com coisas ruins. Por mais que existam pessoas que curtam sentir dor e ser torturadas, eu não sou uma delas, mas ainda assim adoro azedo… só não pretendo fazer disso um sofrimento. Dá pra entender aonde quero chegar?

Skittles Sour

Por isso prefiro este anúncio da bala Skittles Sour (que é bem azeda), mostrando bonequinhos com a cara toda embaralhada, devido à acidez da balinha – como se, ao comer uma dessas, você se tornasse um Picasso instantâneo! A intenção é a mesma das peças do Mentos, mas bem mais branda e cômica. Eu duvido que alguém fique chocado com esta.

Mentos Marbles Sour

Mentos Marbles Sour Lousa

O pessoal na Ogilvy também criou para o Mentos Marbles Sour uma série de anúncios menos chocantes e mais engraçados – quero dizer, mais inocentes e mais fáceis de ser assimilados pelo grande público, sem fazer ninguém torcer o nariz ou se sentir ofendido, como o exemplo acima que mostra uma bala tão ácida que nem o predador consegue ficar com a presa na boca; ou o anúncio ao lado, que chega até a dar aflição. Pronto, este é um tipo de ilustração que não faz mal a ninguém.

Resumindo, eu não sou contra usar imagens chocantes em anúncios – sou a favor em casos e casos – também não fico querendo crucificar ninguém por fazer piada com tortura e suicídio, mas acredito que esta relação com um produto não foi a escolha mais inteligente que eles já fizeram. Mas as ilustrações são ótimas!

Comente

