Existe algo de especial neste baralho

Verso do baralho Fantastique

Eu adoro ilusionismo, e admiro muito os ilusionistas que fazem truques com cartas porque, longe dos palcos, eles têm que fazer a mágica acontecer bem na frente dos seus olhos, usando uma série de técnicas chamadas sleight of hand, ou prestidigitação.

Criado pelos designers israelenses Sveta Dorosheva e Michael Novoselov para o mega site/loja de mágica Dan & Dave, o baralho Fantastique tem, em si próprio, um “toque de mágica”.

Robert-Houdin e a laranjeira
Jean Eugène Robert-Houdin

Inspiradas pelo aparato da era de ouro do ilusionismo e pelas máquinas (automatons) do mágico francês Robert-Houdin, as ilustrações do baralho Fantastique contam a história da mágica, com um segredo próprio: o verso das cartas compõe esta animação abaixo!

Animação do verso do baralho Fantastique
Clique na imagem para ver a animação, já que o WordPress se recusa a faze-la funcionar...
Automaton O Turco
Réplica do Turco

Quando as cartas são folheadas como um flip book, a ilustração do verso ganha vida, animando duas das mais famosas ilusões da mágica: serrar uma mulher ao meio e a Laranjeira de Robert-Houdin. Além disso, as cartas possuem dois Curingas exclusivos e, representado no Ás de espada, o Turco, um jogador de xadrez automaton que, acreditava-se, possuía inteligência artificial.

“Temos que agradecer nosso cliente por este trabalho maravilhoso. A tarefa era criar um baralho mágico, que teria uma animação no verso. Esta seria uma característica oculta, sendo que a animação somente funcionaria se as cartas fossem colocadas em uma certa ordem. […] Nós escolhemos o circo antigo como tema.”

O que eu mais gosto na ideia do Fantastique é que ele me traz recordações da infância… não somente porque sempre adorei ilusionismo (já teve até mágico em festinha de aniversário minha), mas principalmente porque sempre adorei desenhar, e eu costumava fazer muitas animações destas nos cantos das páginas dos meus cadernos e apostilas.

Um comentário em “Existe algo de especial neste baralho

  1. p.s.: eu demorei tanto tempo para concluir o texto deste post e ele ficou por tanto tempo nos meus rascunhos, que eu esqueci como eu pretendia concluir a redação… então se um dia eu me lembrar, termino de escrever este post 🙂

    Curtir

Comente

