As ilustras de “She’s Got Issues”

Ilustração de Wayne White

Outro dia me deu vontade de assistir ao clipe de She’s Got Issues, do The Offspring. Os caras ainda são uma das minhas bandas favoritas e, quando eu era adolescente, adorava este clipe, obviamente porque ele é cheio de personagens e animações super malucas e divertidas!

Ilustração de Wayne WhiteSob a direção do casal Jonathan Dayton e Valerie Faris (Little Miss Sunshine), o clipe conta a história de uma garota um tanto perturbada, que tem alucinações distorcendo a sua rotina. As tomadas de câmera, panning e dinamismo das imagens mostram estilo e são inovadoras, mas este não é o foco aqui… eu quero falar de monstros.

Ilustração de Wayne White

As ilustrações e animação foram criadas pelo artista americano Wayne White, que também trabalhou na série de TV Pee-wee’s Playhouse e Tonight Tonight, um dos melhores clipes de todos os tempos (na minha opinião), inspirado no filme Le Voyage Dans La Lune, de 1902.

Ilustração de Wayne WhiteO estilo é divertido e os traços são bem soltos e trêmulos, um pouco nojentos, ilustrando bem as alucinações pervertidas e desmioladas da garota da estória. As expressões também são exageradas e algumas remetem aos cartoons da metade do século passado, como olhos saltando dos olhos e explosões – no melhor estilo Tex Avery.

Ilustração de Wayne WhiteMas eu suponho que os monstros criados por Wayne White tenham sido, no mínimo, inspirados pelo estilo inconfundível do cartunista Ed “Big Daddy” Roth, criador do Rat Fink, talvez o ícone mais reconhecível da Kustom Kulture, movimento hot rod americano surgido na década de 1950, com o qual estabelecemos ligação com monstros de olhos esbugalhados, cheios de dentes e com muita baba e meleca.

Hipster Myself

Mudando de assunto, obviamente eu não sabia disto, e só descobri nesta última vez que assisti She’s Got Issues, mas a garota maluca de cabelos vermelhos é a (agora super famosa) atriz Zooey Deschanel. Eu lembro na época devia ter uns 14 ou 15 anos (em meados dos anos 2000 ou 2001) e eu achava a garota do clipe super bonita e muito doida e estilosa…

Mudando de assunto de novo – esta eu já sabia, mas sabe quando a gente não liga o nome à pessoa? – foi o Frank Kozik quem fez a arte do encarte do disco Americana, e ele também é o cara que criou várias ilustras e posteres legais que eu adoro e não sabia que era dele, e também o Labbit, aquele coelhinho que fuma e que minha amiga era apaixonada.

Comente

