Uma lente de 90 anos acoplada em uma DSLR

Foto de Jason Bognacki


Foi ideia do fotógrafo Jason Bognacki tirar uma antiga câmera de fole Piccolette Contessa-Nettel da prateleira e, na curiosidade de saber se ela poderia fotografar novamente, criar uma maneira de acopla-la no corpo de uma Canon 5D Mark II.Câmera modificada E que boa notícia descobrir que a lente Zeiss Ikon (manufaturada por uma filial da Carl Zeiss) de quase 100 anos ainda continua produzindo ótimas imagens!

Eu já disse várias vezes que não sou fotógrafo e portanto não me importo em criar, testar e experimentar coisas diferentes com câmeras diferentes, químicos e tudo o mais… tinha uma Diana Mini que agora está deixando entrar luz e portanto não uso mais – mas mesmo assim nunca fui interessado em experiências com fotografia. Porém, eu adoro ver fotógrafos fazendo bagunça e dividindo o resultado com a gente! Por este motivo que achei a experiência de Bognacki tão interessante.

[vimeo http://vimeo.com/38759460 w=490&h=275]

“Eu venho recebendo vários pedidos para ver vídeo filmado com esta lente, então subi este clipe. A primeira metade é gravação direto da câmera, a segunda metade é o mesmo clipe com balanço de branco e uma curva aplicada para aumentar o contraste. Antigas lentes não revestidas pecam em contraste, o que é até bom às vezes.”

É isto que eu chamo de misturar vintage com moderno! Nada de filtros de Instagram e Hipstamatic, somente o resultado de uma antiga lente de excelente qualidade, com a facilidade do formato digital – e o melhor é que há explicação para tal resultado. Eu definitivamente não modificaria uma 5D, mas espero que  a invenção maluca de Bognacki tenha inspirado alguns fotógrafos (ou aspirantes) a experimentarem coisas novas.

Comente

