A história da música eletrônica contada pelos discos

Eu não sou nem um mínimo fã de música eletrônica, mas amo design e não deixaria de falar de um projeto tão legal só porque não bate com meu gosto musical, claro. Criado pela agência de design KOREFE, uma das mais premiadas da Alemanha, a coleção Colour Tracks conta, por meio de faixas (tracks) coloridas, a história da música eletrônica.

Capa do Colour Tracks
Catálogo com gêneros da música eletrônica

São ao todo 4 discos com 19 faixas de cores diferentes para visualizar os estilos. Cada tira colorida representa um gênero, e sua espessura representa o tempo da música – ou seja, considerando que cada lado do disco de 33⅓ rpm guarda uns 20 minutos de música, até que as faixas do Colour Tracks, compostas pelo DJ e produtor Benjamin Brunn, são bem longas.

Além do bom gosto e design bastante minimalista, o mais interessante do projeto é que os gêneros são definidos visualmente, ou seja, eles deram ao ritmo e à batida musical uma nova característica – a cor, e se você notar, elas parecem intencionais de acordo com o feeling (na minha opinião), como por exemplo a cor vermelha, mais forte e ousada, fazendo relação com o espírito inovador e de experimentação do IDM; a cor roxa mais vibrante relacionando-se, talvez, com as influências do soul e do funk que geraram o Electro; a cor azul mais suave que remete às transições sutis e pouca euforia do Deep House; e por aí vai.

Mesmo não sendo fã do tipo de música, me dá vontade de comprar o Colour Tracks, unico e exclusivamente como peça de design gráfico e conceitual. Quem sabe um dia, se eles fizerem um livreto de capa dura, não é mesmo? Vale a pena olhar todos os discos e o livreto, clicando aqui e aqui.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s