Um exemplo de escolha ruim de marca

Anúncio Kurt Cobain para Cocaine

Outro dia cruzei com estes anúncios, criados pelo designer indiano Kunel Gaur para a sua marca de camisetas Cocaine. As ilustrações são bem legais, tem um estilo interessante misturando traços simples com texturas e visual grunge. São impactantes e chamativas. Porém, não sei se por causa da levada do anúncio, ou pela escolha do nome da marca, as coisas saíram um pouco do rumo certo.

Acontece que a primeira impressão que eu tive – após pensar “que ilustra legal” – é que os anúncios se tratavam de algum tipo de campanha anti-drogas, isto porque o foco das peças está em ilustrar como a cocaína fez parte (e definiu o destino) de algumas celebridades, como Amy Winehouse e Marilyn Monroe. Eu admito que seriam bons anúncios anti-drogas, porque falariam diretamente com os jovens, fãs que conhecem como e porque termina a história de seus ídolos.

Mas não é o caso. Entrei no site do anúncio e vi que se trata nada mais do que uma loja de camisetas, e foi aí que comecei a duvidar da escolha de Kunel Gaur – primeiro porque, à primeira vista, o foco do anúncio está obviamente distorcendo seu objetivo e, principalmente, a conexão entre ele e a loja; segundo porque, talvez, escolher Cocaine (e somente isto) como o nome de uma loja de camisetas pode não ter sido a melhor opção.

Ok, o nome Cocaine chama a atenção e pode virar assunto de boca em boca, mas sei lá, é como se eu desse para a minha marca de camisetas o nome de Schizophrenia, Murder ou Enema! Não é um nome, digamos… agradável, e sim chocante, então é preciso ter um certo cuidado com a maneira que vai-se divulgar este nome, para não haver mal-entendido… ou vai acontecer o mesmo que aconteceu comigo quando vi os anúncios.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s