Living Images e os cinemagrafos

Grindhouse - assiste, sério!

Um dia desses eu estava conversando com o fotógrafo Mike Pecci sobre seu projeto de curtas-metragens Grindhouse e, por curiosidade, fui olhar outros trabalhos do jovem em seu portfolio. Aí dei de cara com uma homepage bem interessante, chamando para um projeto que ele deu o nome de Living Images.

Ah, clica nas miniaturas das imagens, caso a animação não esteja aparecendo aqui no post, ok?

Living Images é uma série de cinemagrafos (do Inglês, cinemagraphs, não tem tradução para Português, então vamos pelo caminho mais sensato), fotografias em que acontecem um mínimo e repetido movimento. Eles são compostos de diversas fotografias ou frames de vídeo montados em uma sequência em loop sem emendas, criando um contraste entre o movimento e o resto da fotografia, “congelada”. O termo cinemagraph é novo, tendo sido usado, pela primeira vez, para cunhar os trabalhos de moda dos fotógrafos Kevin Burg and Jamie Beck, no início de 2011.

O que me chamou a atenção para o trabalho de Pecci é a excelência não só da fotografia em si (belas cores, enquadramento, etc.) mas principalmente das animações… cinemagrafos são difíceis de fazer – quero dizer, é complicado conseguir leveza e continuidade com bom gosto – mas acho que Pecci tem bons resultados, sutileza, mesmo com animações mais escancaradas.

Todo mundo pode fazer cinemagrafos

Isto nos leva a outra coisa, um app chamado Cinemagr.am – da mesma forma que se popularizou a fotografia com câmeras mais baratas e em celulares, e principalmente nos últimos anos com os smartphones e apps como Instagr.am, é muito mais fácil achar coisa ruim e malfeita do que coisa boa… mas SIM, a gente acha coisa boa! Os cinemagrafos já estão bem popularizados graças a serviços como Tumblr, e agora também estão mais fáceis de fazer com o Cinemagr.am.

Por favor, pensem antes de clicar

Este fui em quem fez

Eu gosto de como a tecnologia avança rápido e nos permite criar coisas que antes não imaginávamos. Eu sei que é pedir demais, mas gostaria que as pessoas que se interessam e querem fazer coisas como cinemagrafos, lomografia, HDR, anáglifo, etc. pensassem e estudassem um pouco mais, afim de produzir material de melhor qualidade.

Eu não sou o tipo de pessoa que experimenta muito com fotografia, mas definitivamente levo em consideração alguns pontos básicos para criar uma boa imagem. Pode parecer arrogância mas, de qualquer maneira, só estou me preocupando com a qualidade do que encontraremos por aí.

UPDATE: Olha só… pra você que estava achando meu último parágrafo um tanto arrogante… você vai notar que com algumas mudanças simples, dá pra conseguir resultados muito melhores em suas experiências com fotografias, então dá uma olhada nestes dois tutoriais feitos pelo pessoal do Vimeo:
Mobile Video Tips and Techniques
Holding a Camera Like a Pro

Comente

