Mais do que impressoras “analógicas”

“Diferente de qualquer impressora, a impressora humana cria imagens únicas, individuais, cada vez que imprime. Seguindo o mesmo processo de uma impressora digital, a impressora humana gera produtos impressos à mão. Através do processo de impressão, a impressora humana assume o papel de máquina e é então controlada e restrita pelo processo de usar retículas CMYK criadas em computador.” – The Human Printer

Melhor é ver como acontece do que ler a descrição (concisa, mas não tão simples assim) da incrível arte criada pelos “impressores” que trabalham na The Human Printer. Além de um trabalho de extrema paciência, o conceito de transformar homem em máquina na produção de arte me faz pensar, por exemplo, na Pop Art – que transformava produtos em arte e depois em produtos de novo (veja a Factory de Andy Warhol) – ou em casos mais “modernos” de reprodução de pinturas, impressas em canvas e coisas do tipo… você pode comprar “um Mondrian, Picasso ou Monet”, com a única diferença de serem impressos, reproduções que tiram a vida da obra de arte, ao apagarem os traços do pincel.

Em The Human Printer, talvez eles queiram resgatar a imprevisibilidade e imperfeição do trabalho manual ao reproduzir, ponto a ponto, cor por cor, fotografias e trabalhos que eram, antes, digitais. Eu adoro a maneira como eles descrevem as impressoras humanas, com características como “lenta e precisa” e “se cansa rapidamente”. Cada imagem é criada desenhando bolinhas com as cores CMYK em um papel vegetal, tendo como referência impressões digitais de cada cor da quadricromia – feita a “separação de cor”, os artistas copiam a retícula e o resultado final se dá pela sobreposição de cada cor, assim como faz a impressora máquina. Apesar do trabalho minucioso, as imagens não ficam perfeitas… mas é exatamente essa a intenção.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s