Putz, que lindo este carrinho de corrida Rennholz!

Carro de corrida Rennholz

Quando eu era pequeno, em algumas oportunidades nas férias escolares, construí com meu irmão e um colega, carrinhos de rolimã, que a gente empurrava na rua e era divertido pra caramba (apesar do perigo de dar serrote e martelo na mão de crianças). Nem nos meus sonhos mais incríveis eu imaginei construir algo tão espetacular quanto o carrinho de corrida alemão Rennholz.

Rennholz, cuja tradução é algo como “madeira de raça”, é um veículo feito à mão e movido por uma furadeira elétrica. É um design maravilhoso – que eu adoraria dirigir por aí.

Carro de corrida Rennholz“A intenção era usar madeira curvada e criar um conceito sério de veículo. Todo o processo de design foi desenvolvido, em 10 semanas, no HAWK Hildesheim. Durante as 2 primeiras semanas, os estudantes desenharam e desenvolveram suas ideias. As semanas seguintes foram usadas para construir o protótipo de aço, checar o mecanismo de tração e direção do veículo. Depois de resolver todos os detalhes, as últimas semanas foram usadas para construir o veículo real, com madeira curvada. O trabalho intenso no projeto Rennholz em toda sua variedade foi um enorme enriquecimento para os membros do projeto.”

Carro de corrida Rennholz
Molde de madeira

A simplicidade do projeto e a elegância da forma são o maior atrativo no carrinho, que ficou lindo com o contraste das cores da madeira e dos acessórios. É uma aula de design eficiente e ergonômico. Também é demais lembrar que o Rennholz foi feito completamente à mão, dobrando a madeira, que forma uma estrutura mais orgânica e fluida, natural. Mudando um pouco de assunto, mas ainda falando em ergonomia, este carrinho me trouxe à memória um dos brinquedos que eu adorava quando era criança, lá no Parque da Mônica (que ficava no Shopping Eldorado, aqui em São Paulo)… era uma espécie de rolimã, que você usava os pés e as mãos para, fazendo movimento de zig zag, impulsionar o carrinho para frente e nas curvas. Eu sempre gostei deste brinquedo e me lembro de que era um design extremamente simples e muito eficiente – e eu conseguia alcançar “grandes” velocidades com ele!

UPDATE: Eu fui procurar no Google o tal rolimã do Parque da Mônica e encontrei este video no YouTube, de uma menininha tendo dificuldade com o carrinho… não lembro se era exatamente igual a este o que eu brincava quando criança, mas o conceito e o manejo são os mesmos.

Um comentário em “Putz, que lindo este carrinho de corrida Rennholz!

Comente

