A arte de Amy Shakelton

A artista plástica Amy Shakelton tem uma técnica diferente de criar as suas pinturas. Usando tubos daqueles de ketchup, ela despeja, calculadamente, as cores de tinta que escorrem (por causa da gravidade, claro) pela tela criando imagens que, apesar do know-how de Amy, correm e se comportam de maneira espontânea, riscando a tela ao acaso, o que pode ser bom ou ruim às vezes. Não sei se eu chamaria de action painting, já que a técnica está mais próxima do controle do que realmente a intenção do movimento… não sei, passou este termo pela minha cabeça e eu o considerei.

“Planejamento meticuloso, medição e estratificação estão envolvidos, mas ela está à mercê da gravidade.”

A técnica usada por ela é mais comum na arte abstrata, mas ela a utiliza na ilustração de seus temas e, apesar da imprevisibilidade, ela consegue criar linhas retas, curvas controladas e trabalhar tanto elementos orgânicos quanto estruturas rígidas. Ela consegue criar curvas impressionantes – dada a dificuldade da técnica utilizada.

O trabalho da Amy Shakelton é demais pelo simples fato da maneira como é feito, mas o que eu adoro de verdade é a paleta de cores que ela escolhe. Existe uma predominância das cores primárias, e eu acredito que esta seja uma escolha técnica, de simplificação devido ao processo e à maneira como a tinta se mistura, sem interferência óbvia da artista.

Dá uma olhada no video abaixo, da moça trabalhando em um de seus quadros… ela mostra o processo inteiro e a habilidade da artista é de babar:

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s