A primeira cidade conectada à Wikipedia

O bonito condado de Monmouth, localizado no sudeste do País de Gales, se tornou a primeira cidade inteira conectada com a Wikipedia. O projeto Monmouthpedia, desenvolvido ao longo de seis meses, em colaboração com a nossa querida enciclopédia livre, fez da cidade foco da tecnologia. Mas, como assim, a ela está conectada à Wikipedia?

Você já deve ter ouvido falar dos códigos QRpedia – nada mais nada menos que QR Codes servindo somente para levar os usuários para artigos da Wikipedia, em sua língua de preferência. Então, os caras espalharam mais de 1.000 códigos QRpedia por toda Monmouth, dentro de escolas, edifícios públicos, lojas, e até várias obras dentro do museu do condado… aliados à implementação de uma rede wi-fi pública (e grátis), ampliam a experiência dos turistas e facilitam o aprendizado.

Quer saber mais sobre a Igreja de Santa Maria? Então aponte seu smartphone!


Eu acho a iniciativa ótima! Eu sou muito curioso, gosto de ler e aprender mais sobre as coisas, então poder passear e ter acesso imediato a mais informações sobre tudo aquilo que me interessa, é demais! Imagine dar um pulinho no MAM e conhecer obras que são, às vezes, “subjetivas demais”… e ter acesso a análises e interpretações que podem abrir seus olhos, em um único clique? Aí você diz: “ah, mas eu posso fazer tudo isso sem o QRpedia” e eu concordo, só que são vários outros passos a mais, que talvez sejam o bloqueio da maioria das pessoas. Da maneira como eles propõe em Monmouth, é automático, e por isso é legal.

Só espero que as pessoas peguem gosto pela coisa e ela se espalhe para outras partes do mundo.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s