O espírito da Marca

Garrafa de Coca-Cola

Sem entrar em detalhes sobre como somos “bombardeados” (a publicidade adora usar esta palavra) por marcas aqui e alí, prefiro ir direto ao assunto. Andrew Miller criou o projeto Brand Spirit, em que, ao longo de 100 dias, decidiu pintar algum objeto com a cor branca, removendo seu logotipo – não vou usar “marca” aqui, por um motivo que você já vai saber – e reduzindo-o somente à sua forma.

O que ele quer provar com isto? Pela escolha dos objetos, fica aparente que a intenção do artista é de mostrar que a marca não fica presa somente a um logotipo ou símbolo gráfico, mas sim, se extende à formas e objetos. Uma “marca” (agora eu usarei esta palavra) é muito maior que um logotipo: ela abrange personalidade, cultura, estilo, a maneira como conversa com o público-alvo, etc., e isso se estende, claro, ao próprio produto – enquanto objeto.

Controle de NESVeja, no site do Brand Spirit, que isso fica absolutamente claro no formato da garrafa de Coca-Cola e na caixinha de batatas do McDonald’s, por exemplo. Claro, elas têm um formato distinto, exclusivo, e por isso carregam significado e atribuem valor à marca. Isso acontece também com marcas cujos produtos e embalagens não são “exclusivos”, mas que possuem tanta ligação com o objeto, que o próprio inconsciente, e a sua experiência e vivência com este produtos, se encarregam de fazer a ligação entre a forma e a marca, por exemplo os isqueiros Zippo e Bic e o rolo de filme Kodak – outras marcas possuem produtos com exatamente o mesmo formato (por causa da utilização), mas ainda assim, a gente sabe reconhecer as marcas originais, dada a sua força no inconsciente.

Lata de sopa Campbell's

Quer um exemplo que parece impossível, mas que você vai saber reconhecer a marca? Esta lata aí em cima é super famosa e possui forte relação com a arte pop (que é o motivo de ela ser tão famosa) e, veja que interessante, apesar de o fabricante produzir uma grande variedade de sopas, se você já fez a ligação da lata com a marca, então tenho certeza absoluta de que a imagem que veio à sua cabeça foi a sopa de tomate.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s