Imagem

Keep Calm and STOP

Já chega dessa moda de “Keep Calm and…” sério, eu pego bode de tudo que é usado e abusado, extensivamente, repetidamente, incessantemente, e acho que já está na hora de parar com o “Keep Calm and…” E pra você não achar que eu sou estraga prazeres, explico o porque:

Tudo que vira modinha tende a cair no mau gosto, porque você dá a ferramenta a pessoas que não sabem usar. Os primeiros são sempre mais criativos, mais cuidadosos, e os resultados são melhores. Aí então, cai no gosto popular e todo mundo começa a querer fazer igual… só que nem todos têm sensibilidade e habilidade e aí é que começa a pipocar a merda. E preste atenção, isso normalmente acontece com ícones conhecidos do design, da moda, etc:

• você se lembra como, no começo dos anos 2000 (hoje ainda há umas sobras), as pessoas transformaram a pop art em listrinhas e bolinhas coloridas? Pegaram um importantíssimo movimento de arte e reduziram-no a bolinhas – porque, claro, não há o conhecimento do conceito, das características, da alma da pop art.

• e o que estão fazendo com a Helvetica? Eu concordo que é um dos tipos mais bem desenhados, e é moderno e (quase) atemporal, mas não é o único tipo do mundo! E para cada necessidade, uma aplicação… nem tudo pede Helvetica.

• e qual é a dessa moda de criar pôsteres “minimalistas”? A pessoa escolhe um tema (tipo Incrível Hulk), reduz a um único elemento (tipo a bermuda roxa), aplica um efeito grunge (tipo papel rasgado e amarelado) e diz que criou uma série incrível de pôsteres minimalistas (mas a bermuda não define o Hulk!). Acontece o mesmo caso que eu citei acima, em que a falta do conhecimento do movimento artístico acaba reduzindo-o a algo que ele não é – e na minha opinião, minimalismo é um conceito muito mais complicado do que as pessoas pensam.

A lista vai longe, e o mais recente caso (na minha opinião) é a invasão de cartazes motivacionais inspirados no pôster produzido pelo governo britânico em 1939, destinado a ser distribuído de forma a reforçar o moral em caso de um desastre de guerra. E eu acho que estas paródias já deram o que tinham que dar… já foram criativas, agora são um saco!

2 comentários em “Keep Calm and STOP

Comente

