Star Wars Identities


Outro dia eu fiquei sabendo desta exposição que está rolando desde abril no Canadá – Star Wars Identities – e que eu ficaria muito satisfeito se viesse parar aqui no Brasil. Com o tema “Que Forças te Moldam?”, a exposição promete fazer o visitante conhecer a si próprio, inspirado pelos personagens da saga. Parece muito bom, não é?

Quem é você no universo de Star Wars?

Fugindo daquele conceito já tão batido de te relacionar a personagens que já existem na estória, Star Wars Identities propõe uma experiência bem diferente, uma espécie de gamification da sua personalidade.

Escolha a sua raça

Conforme o visitante vai explorando a exposição, também vai respondendo a questões de identidade que lhe são feitas, em estações interativas. Estas estações estão integradas com a coleção e conteúdo científico da exposição, e moldam toda a riqueza da experiência oferecida ao visitante, isto é, mais do que os itens dos filmes, as estações interativas é que são, realmente, a alma da exposição.

Nelas, o visitante vai mostrando para a Star Wars Identities quem ele é, sobre o que pensa, suas características. No final da visita, um novo personagem é apresentado ao visitante, moldado a partir de sua personalidade, baseado nas respostas dadas nas estações. De quebra, ainda enviam-no o personagem criado por e-mail, para guardar de lembrança.

Como você se tornou quem é?

Star Wars Identities explora o tema da identidade usando componentes que nos ajudam a entender quem somos: espécie, genes, pais, cultura, mentores, amigos, eventos, ocupação (profissão), personalidade e valores. Estes componentes são avaliados para construir a identidade de cada personagem da saga e, de um ponto de vista científico, também são apresentados ao visitante de maneira que ele possa também fazer uma análise mais profunda de sua própria identidade.

E claro, não podiam faltar bibelots para os fãs

Como toda boa exposição, Star Wars Identities está recheada com centenas de roupas, objetos e artes originais da saga. Eu tenho o livro Vault, e lá tem muita coisa interessantíssima sobre a pré, durante e pós-produção dos filmes, conceitos, marketing, etc., e já é um baita item de colecionador, então imagino que esta exposição, com tanta riqueza de materiais usados nos filmes, seja enlouquecedora para qualquer fã – eu, como apaixonado que sou, sei que passaria horas incríveis andando por ali.

Então da uma checada aí em algumas das coisas que eles colocaram pra gente (a gente uma ova, pros canadenses!) olhar de perto:

Só mais uns comentários

A primeira coisa que me chamou a atenção para a Star Wars Identities foi, claro, a visualidade. Os cartazes são lindos, com uma imensidão de objetos e detalhes formando os rostos de personagens como Darth Vader e Boba Fett. Além disso, o site também é de muito bom gosto, simples e bonito.

Agora, na boa, a grande peça de divulgação é, com certeza, o teaser! Se você viu lá em cima, então já entendeu o que quero dizer… eles conseguiram transmitir, somente com movimentos e música, o conceito de identidade – eu enxergo nas animações uma espécie de “desenvolvimento”, como se os gráficos “dançassem” como formas orgânicas, vivas, que, muito sutilmente, vão moldando o “rosto” de Vader.


p.s.: eu vi no FAQ que você pode visitar a exposição usando sua roupa de Jedi ou armadura de Stormtrooper (sem o capacete), mas que não são permitidos sabres de luz.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s