Imagine-se sentado, gerando eletricidade

Pode ser menos fantástico do que você imaginou, mas é uma ideia genial – o designer Rochus Jacob criou a cadeira Murakami, uma estrutura simples mas que emprega complexa tecnologia, capaz de gerar energia enquanto você se balança graciosamente. Jacob comenta:

“Eu estava procurando oportunidades de gerar energia através de atividades que fazemos naturalmente. O resultado final é uma cadeira de balanço que permite que o usuário experimente a produção e consumo de eletricidade de forma suave e recompensadora. Um processo abstrato se torna tangível e eventualmente cultiva uma consciência natural.”

Projetada para funcionar com a tecnologia de nano-dínamo e com uma fonte de luz mais eficiente – OLED (Organic Light Emitting Diode) – tudo o que você precisa fazer é sentar-se e relaxar… e aproveitar uma luzinha suave enquanto lê, come ou vê a vida passar. E claro, durante o dia, a energia gerada pelo movimento da cadeira é armazenada em uma bateria. Achei a Murakami muito bonita, bem desenhada, com curvas suaves e receptivas, bom gosto e simplicidade, e um detalhe bem legal: a flexibilidade do OLED permite que ele seja utilizado de maneiras mais criativas e, ao invés de simplesmente colocar uma lâmpada, Jacob transformou o próprio abajur na fonte de luz.

A única coisa que me intriga é o nome Murakami… nome japonês que significa (a grosso modo) aldeia superior. Realmente não fiz relação do nome com a cadeira.

Anúncios

Um comentário em “Imagine-se sentado, gerando eletricidade

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s