Artforum Excavation, de Francesca Pastine

Como se estivesse “devorando” as páginas da revista Artforum – porém com muito mais requinte e recortes perfeitos – a artista Francesca Pastine desconstrói a revista e constrói uma escultura de cores, deliciosamente dando a ilusão de estar derretendo, se desfazendo das amarras da lombada.

São uma crítica à maneira como as pessoas consomem arte e informação nos dias de hoje. Antes as publicações especializadas eram importantes, mas talvez por preguiça de ler ou pela quantidade muito maior de coisas que surgem (sendo impossível estar a par de tudo em uma revista), o quadro já mudou muito. Pelas palavras de Kenneth Baker:

“Pastine trata a marca Artforum – fisicamente – como combustível para construções surpreendentes, ou desconstruções, de papel instantaneamente reconhecidos como seu trabalho manual. Ela frequentemente corta edições da revista, tratando suas páginas coloridas e sufocadas com publicidade como estratos geológicos. […] A partir da comédia física do trabalho de Pastine e sua descendência na de-colagem de artistas como Raymond Hains e Rotella Mimmo, surge um pesadelo de cultura visual liquefazendo-se em uma substância volúvel cujo verdadeiro nome pode ser celebridade ou rentabilidade.”

A análise de Baker parece demais, mas é isso que eu gosto nas críticas de arte. Às vezes, os críticos podem ser tão exagerados, que acabam abrindo nossos olhos e mentes para uma análise mais profunda e liberta de preconceitos. Tudo o que eu sei é que, visualmente, a série Artforum Excavation é linda, e transforma em nova arte um objeto que dissemina arte.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s