Ainda tem gente que faz xilo… e faz bem feito

É, pra quem pensa que xilografia é uma arte morta… sempre tem alguém pra mantê-la viva, como Nathan Gilson, um artista com jeito desleixado e cara de doido.

Eu gosto do estilo do cara: é simples, divertido, cômico. O que eu mais gosto do trabalho de Nathan são as sobreposições de cor, têm uma cara bem retro. Eu acredito (não descobri) que o cara deve usar algum meio digital para compor os layouts das suas xilos, principalmente para fazer tipografia… mas facilitando ou não, o trabalho final é bem feito.

Eu só tive duas experiências com xilo na vida e, sinceramente, gostaria de fazer mais. É muito fácil abrir o Photoshop e encher uma ilustração de filtros… mas pense bem, é muito mais honesto fazer à mão – se você quer que seu trampo tenha o jeitão de algum processo tipo xilografia, lomo, tilt shift, aquarela, tanto faz, eu sou a favor de deixar o computador de lado e meter a mão na massa! Se você não manja do processo, vai aprender muita coisa, com certeza… e eu garanto, o resultado será bem mais satisfatório!

Comente

