Qual é a sua cor?

A artista Angelica Dass criou o projeto Humanae, que define, pela classificação alfanumérica do sistema de cores  PANTONE, os tons de pele dos seres humanos. O processo é (a princípio) simples – ela chega a uma cor específica, a partir de uma peça de 11 x 11 pixels do rosto da pessoa fotografada, com o objetivo de registrar e catalogar, através de uma medição científica, todas as peles possíveis.

Humanae é um inventário cromático. Um projeto que faz reflexão sobre as cores para além das fronteiras dos nossos códigos. Usando como referência o sistema de cor PANTONE, realiza-se uma série de retratos aonde o fundo é o tom extraído[…]. O objetivo é registrar os tons humanos entre uma gigantesca coleção de cores, medindo assepticamente.”

É uma ideia tão criativa quanto provocante – será possível categorizar as raças e etnias por um padrão de cores? Será que é possível também categorizar todos os tons de pele possíveis, e quão frequentemente os números PANTONE se repetirão? Quão rica e diversificada será a escala de cores que definirá os brasileiros, por exemplo?

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s