New World Transparent Specimens de Iori Tomita

Criado pelo artista japonês Iori Tomita, a série de esculturas Shinsekai (Toumei Hyouhon) – Espécimens Transparentes do Novo Mundo – é uma combinação de arte e ciência em uma espécie de futurismo macabro. Pequenos animais como peixes e aves passam por um tratamento minucioso para se tornarem quase absolutamente transparentes, e então coloridos e preservados em um recipiente, tornando-se uma das peças de arte mais incríveis que eu já vi na minha vida.

“As pessoas podem olhar para meus espécimes como um material acadêmico, uma peça de arte, ou até uma entrada para a filosofia. Não há limitações de como você interpreta seu significado. Eu espero que você veja meu trabalho como uma ‘lente’ para projetar uma nova imagem, um novo mundo que você nunca viu antes.” – Iori Tomita

Eu prefiro ver como arte. Como todo curioso, eu amo ciência, então é incrível ver alguém transformar esqueletos em arte. Tomita cria seus espécimes encharcando-os em uma mistura de óleo azul, álcool etílico e ácido acético glacial antes de usar a enzima tripsina para quebrar proteínas e músculos, interrompendo a reação assim que os corpos ficam transparentes, mas antes que percam sua forma. Os ossos, então, são manchados em uma combinação de hidróxido de potássio e tinta vermelha, antes que os espécimes sejam preservados em glicerina.

As reações químicas e a natureza se encarregam do resto… as criaturas ganham cores vivas, e um aspecto neon, futurista, como se viessem de um novo mundo. O resultado é lindo, inacreditável e permite uma visualização única dos corpos dos bichinhos. Ahhh, como eu gostaria de ter um destes na minha casa!

Comente

