As paredes deste edifício se movem com o vento

Se você, por acaso, voar para a Austrália e visitar o aeroporto de Brisbane, irá se deparar com um prédio de estacionamento diferente: uma estrutura cuja fachada de 5 mil metros quadrados se move fluidamente com o vento. Criada pelo artista americano Ned Kahn, a “fachada cinética” é construída com 250 mil painéis de alumínio que respondem às menores mudanças no movimento do ar. O resultado é uma fluida cortina de metal que permite ao visitante “ver” a brisa.

“Conforme responde aos padrões constantemente mutáveis de vento, a fachada cria uma interface direta entre os ambientes natural e construído.”

Desenho da fachada

A fachada cinética foi concebida fazendo referência à superfície do Rio Brisbane, que é o ícone principal da cidade. Não só os painéis emulam o movimento da água do rio, mas a fachada também possui as curvas do Rio, construído com painéis levemente diferentes, formando um belo desenho orgânico e (digamos assim) natural.

Dentro do estacionamento são projetados padrões de luz e sombra nas paredes e no piso, conforme a luz do sol passa através da fachada cinética. O projeto também fornece uso prático e funcional dos benefícios do meio ambiente, como sombra e ventilação natural para o interior. Ned Kahn já havia criado o mesmo projeto em outras ocasiões e, para entender melhor o que acontece na “fachada cinética”, dá uma olhada nos vídeos no site do artista.

Que projeto incrível! Deve ser mesmo muito bonito ver este prédio se mexendo com uma brisa leve, com certeza o efeito faz você parar e ficar admirando. Todos sabemos que projetistas, artistas e etc. costumam buscar inspiração na natureza – já que ela possui os melhores designs – e eu sou totalmente a favor, apesar de ser mais propenso a criar designs mais artificiais. Não sei se todos deveríamos ser como Colani, mas definitivamente integrar um projeto, principalmente um prédio imenso, à paisagem natural faz com que possamos viver num mundo melhor.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s