Glitches de tela LCD transformados em mantas

O artista digital Phillip David Stearns propôs criar tapeçaria imitando defeitos de telas como monitores e câmeras fotográficas. Phillip vem trabalhando com arte digital desde 2005 e desenvolveu um projeto chamado Year of the Glitch, de onde veio a inspiração para criar tapeçaria.

“Meu projeto Glitch Textiles se desenvolveu do que começou como uma curiosa exploração de tecnologias visuais através de corromper o hardware de câmeras digitais, em um projeto explorando o potencial de design das falhas digitais nas artes têxteis (veja o video).”

Eu acho interessante pelo simples fato de tornar física a arte digital – principalmente se tratando de um erro de hardware, que obviamente deixa irritado o usuário comum – ainda mais por se tratar de uma mídia, tapeçaria, não muito relacionada com computadores. É legal também notar que Phillip faz um tipo de trabalho que, sinceramente, até eu pensaria duas vezes antes de chamar de arte… pela definição da arte como sendo a expressão do artista, já que, no caso, o glitch é gerado eletronicamente mas, se tratando da intenção do artista (ao estragar o hardware) eu acabo aceitando este tipo de coisa como arte – é intencional, apesar de o resultado ser pouco ou nada controlado.

Tapeçaria com padrão moiré

Não deixando de comentar o fato de que muitas vezes a falha eletrônica também gera moiré, um padrão de interferência formado pelas linhas, que é visualmente rico e atrativo. Eu acho, na verdade, que as peças do projeto Glitch Textiles são bem mais interessantes quando possuem padrões moiré bem proeminentes.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s