Glitches de tela LCD transformados em mantas

O artista digital Phillip David Stearns propôs criar tapeçaria imitando defeitos de telas como monitores e câmeras fotográficas. Phillip vem trabalhando com arte digital desde 2005 e desenvolveu um projeto chamado Year of the Glitch, de onde veio a inspiração para criar tapeçaria.

“Meu projeto Glitch Textiles se desenvolveu do que começou como uma curiosa exploração de tecnologias visuais através de corromper o hardware de câmeras digitais, em um projeto explorando o potencial de design das falhas digitais nas artes têxteis (veja o video).”

Eu acho interessante pelo simples fato de tornar física a arte digital – principalmente se tratando de um erro de hardware, que obviamente deixa irritado o usuário comum – ainda mais por se tratar de uma mídia, tapeçaria, não muito relacionada com computadores. É legal também notar que Phillip faz um tipo de trabalho que, sinceramente, até eu pensaria duas vezes antes de chamar de arte… pela definição da arte como sendo a expressão do artista, já que, no caso, o glitch é gerado eletronicamente mas, se tratando da intenção do artista (ao estragar o hardware) eu acabo aceitando este tipo de coisa como arte – é intencional, apesar de o resultado ser pouco ou nada controlado.

Tapeçaria com padrão moiré

Não deixando de comentar o fato de que muitas vezes a falha eletrônica também gera moiré, um padrão de interferência formado pelas linhas, que é visualmente rico e atrativo. Eu acho, na verdade, que as peças do projeto Glitch Textiles são bem mais interessantes quando possuem padrões moiré bem proeminentes.

Comente

