Provavelmente a melhor aplicação que existe de realidade aumentada na Arte


ARART não é só mais um aplicativo de realidade aumentada… criado por Kei Shiratori, Takeshi Mukai e Younghyo Bak, o app para iOS traz à vida pinturas e ilustrações bastante conhecidas, transformando-as em animações incríveis que acontecem em tempo real – realidade aumentada.

ARART

Esta é provavelmente a melhor aplicação de realidade aumentada já feita em obras de arte, primeiro porque não é invasiva – sobrepondo a imagem real com elementos gráficos; segundo porque mantém as características das obras e, pela primeira vez (que eu tenha visto), tem algo para acrescentar, isto é, mais do que uma simples animação, ARART realmente transforma (de maneira sutil) estas criações icônicas em personagens “vivos”.

Apesar de ter sido desenvolvido para o ATTIC, em Sapporo, como uma experiência virtual na exposição, neste link eles disponibilizaram algumas das imagens pra você vive-la com seus próprios olhos – claro que você deve baixar o app também, né, carinha. Tem a Mona Lisa de daVinci (a minha animação menos favorita), o Coelho Branco de Sir John Tenniel e até a Grande Onda de Katsushika Hokusai.

Um pouco mais da mistura de realidade aumentada com Arte

Magritte Your World

Eu já tinha visto outras aplicações que misturam arte digital e realidade aumentada com grandes clássicos da história da arte. A um tempo atrás instalei no iPhone um app, chamado Magritte Your World, que (como o ARART) também foi feito para uma exposição – ele também usa realidade aumentada, mas de um jeito que, depois de alguns minutos, parece tão bobo quanto poderia ser… somente apontando a câmera para qualquer lugar e os homens da obra Golconde começam a cair… nada de mais.


Mas um outro app para iPad que eu gostei de verdade é o Starry Night Interactive Animation, que dá vida à A Noite Estrelada, famosa pintura de Vincent van Gogh, e a transforma em uma pintura interativa, com todas as pinceladas características do artista pós-impressionista se movimentando, ao som de uma música leve e reagindo aos toques dos dedos na tela do gadget – este também é um app incrível, com movimentos suaves e que tornou real aquilo que a maioria das pessoas sempre quis ver d’A Noite Estrelada.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s